INSS solicita abertura de concurso com mais de 7,5 mil vagas
Expectativa de concurseiros de todo o País é pelo anúncio do processo seletivo ainda este anoO Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que está sem realizar concurso público desde 2015, solicitou ao Ministério da Economia, por meio de documento oficial, a abertura de um certame com 6.004 vagas destinadas aos cargos de técnico de seguro social e outras 1.571 para analista, somando 7.575 oportunidades. Assim, cresce a expectativa de concurseiros de todo o Brasil pelo anúncio do processo seletivo ainda este ano.
A remuneração dos servidores do INSS é composta por três benefícios: Vencimento Básico, Gratificação de Atividade Executiva (GAE) e Gratificação de Atividade de Desempenho de Atividade do Seguro Social (GDASS). Somando-se os valores dos benefício, as remunerações são de R$ 5.447,78 para técnico e R$ 8.357,07 para analista.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A solicitação ocorreu após o órgão realizar um levantamento no mês de abril, que apontou que há 23.667 cargos vagos no INSS atualmente e 39.162 aposentadorias acumuladas. Além isso, em entrevista à rádio CBN, o diretor de Gestão de Pessoas e Administração do INSS, Rogério Souza, afirmou que o pedido para o novo certame é necessário para a substituição de funcionários temporários, 3 mil ao todo, cujos contratos vencem no final de 2021, como também, servidores que estão próximos da aposentadoria.
“O pedido de concurso foi enviado ao Ministério da Economia e agora aguardamos uma posição. Entendemos que outros órgãos da Administração Pública Federal também encaminharam suas solicitações e precisam reforçar os seus quadros. Temos que aguardar e vamos respeitar a questão orçamentária”, destacou Souza.
Nível de escolaridade
Um ponto específico chama a atenção no documento enviado à equipe econômica do governo federal: a solicitação da mudança de escolaridade para pleitear a vaga de técnico de seguro social. No pedido, o Instituto sugere a alteração de nível médio para superior. “Diante da complexidade das atividades realizadas no reconhecimento de direitos, observa-se a necessidade de exigir como critério mínimo de admissão também para o cargo de Técnico do Seguro Social o nível Superior de escolaridade”, explica o órgão no documento.
+ 13º salário do INSS: veja datas de pagamento da segunda parcela
+ 170 mil benefícios por incapacidade temporária serão revisados até fim do ano
+ Senado aprova PL que facilita prova de vida por aposentados do INSS
Apesar do pedido, o próximo concurso ainda deverá aceitar o nível médio para as vagas de técnicos, isso porque a lei que rege os cargos do INSS estabelece que o cargo de Técnico é de nível médio. Para que essa mudança ocorresse, seria necessário a aprovação de uma mudança no Congresso Nacional.
Procurado pelo JC, o Ministério da Economia afirmou que não comenta demandas de processos seletivos encaminhadas pelos órgãos da Administração Pública Federal que estão sob análise. A pasta disse ainda que, quando deferidas, as autorizações serão publicadas no Diário Oficial da União e no site do próprio Ministério.
Como se preparar para o concurso do INSS?
Além do pedido para abertura das 7.575 vagas, o documento também revela as disciplinas que serão cobradas, para cada cargo, caso o edital seja autorizado pela equipe do ministro Paulo Guedes. Desta forma, quem deseja ingressar como técnico do seguro social, cargo de nível médio, ou como analista do seguro social, de nível superior, deve estudar para as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico;
- Informática;
- Noções do Regime Jurídico Único;
- Código de Ética do Servidor Público;
- Direito Constitucional;
- Direito Administrativo; e
Sistema de Seguridade Social.
Já no caso do analista, os exames ainda devem contar com perguntas de conhecimentos específicos, de acordo com a especialidade oferecida no edital.
Último concurso do INSS
O último concurso do INSS foi aberto em 2015. As provas do certame, por sua vez, foram realizadas em maio de 2016 e contaram com 120 questões, divididas em conhecimentos básicos (50) e específicos (70) de caráter eliminatório e classificatório. Na época, o certame disponibilizou 950 vagas, o que foi considerado pouco considerando o déficit do órgão no período, distribuídas nos 26 Estados mais o Distrito Federal.
O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), como de costume, foi responsável pelo processo. A banca faz uso do “Método CESPE”, com questões no formato “Certo ou Errado”. Assim, para cada questão errada, uma correta é anulada.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente