Descubra as 10 marcas brasileiras mais consumidas em 2020

Pesquisa da Kantar mostra as mudanças de consumo na rotina dos brasileiros

18:37 | Jun. 21, 2021

Por: Flávia Bessa
Tenista Gustavo Kuerten (Guga) é garoto propaganda da Aurora Alimentos (foto: Reprodução Facebook da Aurora Alimentos)

O quanto a sua rotina mudou com a chegada da pandemia? À espreita do isolamento social, a forma de consumo foi um aspecto muito repensado e readaptado entre as pessoas. Com isso, as empresas que mais se beneficiaram com as mudanças de hábitos de consumo das pessoas foram as do setor de alimentos.

No último ano, sete das 10 companhias que mais cresceram em alcance no Brasil faziam parte da categoria. O ranking elaborado pela Kantar, empresa líder em dados, insights e consultoria, analisa o mercado nacional e revela o desempenho anual das marcas.

Entre as 290 empresas analisadas no ranking Brand Footprint Brasil 2021, a cooperativa catarinense Aurora foi a que apresentou maior crescimento de penetração na comparação entre 2020 e 2019, com alta de 11,8 pontos percentuais de penetração (p.p), o que equivale a 6,8 milhões de novos lares.

Em um cenário pandêmico, fatores econômicos como o nível desemprego (13,5%, segundo o IBGE), o auxílio emergencial e a inflação (IPCA de 4,52%, maior índice desde 2016) influenciam a escolha do consumidor final. Por isso, marcas que oferecem proteínas processadas, embutidas e congelados se mostraram como uma alternativa mais acessível para a alimentação.

LEIA MAIS | CNC aponta melhorias no mercado de trabalho e retomada no consumo

A Perdigão entrou no Top 5, ficando na 4ª posição deste ano pela primeira vez, subindo seis posições no ranking e aparecendo como a líder no setor de alimentos, seguida pela Seara (3º colocação), que atua no mesmo segmento e avançou nove colocações no total FMCG, tornando-se a oitava marca mais escolhida pelos brasileiros.

Na edição deste ano, 99% das marcas de bens de consumo massivo (FMCG, na sigla em inglês) que cresceram, ampliaram a penetração nos domicílios brasileiros, em especial nas regiões Norte e Nordeste. Em 2019, esse número era de 93%.

Para estabelecer a relevância de uma empresa no mercado, a Kantar utiliza uma métrica original, chamada de Consumer Reach Points (CRP), onde se multiplica o número de domicílios de um país pelo percentual de famílias que compram uma determinada marca e pelo número de interações (contatos) com a marca em um ano.

Em 2020, a Coca-Cola provou ser a marca mais relevante do mercado – título que ela detém há nove anos consecutivos. A multinacional apresentou força de 545 milhões de CRPs, com ganho de 8% em relação ao ano anterior. Ainda no ano passado, outras empresas que se mostraram relevantes para o público brasileiro ano foram Ypê (533 milhões de CRPs), Italac (335 milhões), Perdigão (327 milhões) e Colgate (284 milhões de CRP’s).

LEIA MAIS: Consumo de álcool por pacientes com diabetes cresce na pandemia, aponta estudo

O ranking Brand Footprint Brasil é feito com base em entrevistas em 11.300 lares nas regiões Norte+Nordeste, Leste + Interior do Rio de Janeiro, Grande Rio, Grande SP, Interior de SP, Centro-Oeste e Sul, cobrindo 82% da população domiciliar, o que equivale a 90% do potencial de consumo do País.

Veja a lista das 10 marcas mais relevantes de 2020 

  1. Coca-cola
  2. Ypê
  3. Italac
  4. Perdigão
  5. Colgate
  6. Piracanjuba
  7. Nissin
  8. Seara
  9. Sadia
  10. Marata

Fonte: Kantar