Governo começa a liberar hoje (16) pagamento do programa Agente Jovens Ambientais (AJA)
O programa contempla dez mil jovens cearenses, entre 15 e 29 anos de idade, de famílias que estão no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e estejam matriculados ou tenham concluídos o Ensino Médio em escola pública no CearáO Governo do Ceará começa a liberar nesta quarta-feira, 16, os cartões e o auxílio-financeiro, referente às duas primeiras parcelas (abril e maio), do programa Agentes Jovens Ambientais (AJA). Criado neste ano, o programa contempla oportunidade de capacitação na área ambiental para até dez mil jovens cearenses, entre 15 e 29 anos de idade, de famílias que estão no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e estejam matriculados ou tenham concluídos o Ensino Médio em escola pública no Ceará. O benefício é no valor de R$ 200 por mês.
Consulte aqui se você está apto a receber o cartão e o auxílio
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Para retirar o cartão e o benefício, é necessário que o próprio beneficiário se dirija à agência especificada do Banco do Brasil, portando os seguintes documentos: RG; CPF; comprovante de endereço em nome do AJA ou do responsável. Caso o jovem seja menor de idade, deverá estar acompanhado de um responsável maior de idade, portando também os documentos do responsável: RG do responsável, CPF do responsável e comprovante de endereço.
Leia Mais| Bolsonaro anuncia novo Bolsa Família com valor médio de R$ 300
A Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema), responsável pelo programa, informa que os jovens que foram selecionados, mas cujo nome estiver marcado com um destaque em vermelho, devem procurar o órgão para mais informações. Alerta também que os titulares do Bolsa Família, conforme previsto no edital, não podem fazer parte do Programa AJA, assim não poderão receber o cartão e o auxílio.
Consulte aqui a agência do Banco do Brasil onde deve receber o benefício
“Vale lembrar que este pagamento é para os atuais AJAs que já começaram no Programa e estão na fase da Capacitação. Para os candidatos do cadastro de reserva, o prazo para o envio da documentação se encerra no dia 15 de junho”, informou a Sema.
O AJA tem como propósito estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, por meio da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente.