Fortaleza é a 6ª capital nordestina em ranking de saneamento básico
O ranking avalia, dentre outras coisas, o percentual de pessoas atendidas pelos serviços de abastecimento de água, coleta de esgoto e de resíduos sólidos
20:56 | Jun. 16, 2021
Fortaleza ocupa o 18° lugar no ranking da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). A Cidade está na categoria “empenho para universalização”, com o total de 400,05 pontos, ficando ainda na 6ª posição entre as Capitais do Nordeste.
O desempenho dos Municípios é avaliado de acordo com o percentual de pessoas atendidas pelos serviços de abastecimento de água, coleta de esgoto e de resíduos sólidos, além do quanto de esgoto recebe tratamento e se os resíduos recebem destinação adequada.
Fortaleza obteve 75,5 pontos percentuais em abastecimento de água; 49,9% na coleta de esgoto; 74,61% em tratamento de esgoto; e 100% nos índices de coleta e destinação adequada de resíduos sólidos.
Para entrar no ranking, os Municípios devem fornecer os dados para o cálculo dos indicadores ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). A pontuação máxima possível é de 500 pontos, atingida quando o Município cumpre 100% de todos os cinco indicadores.
Cada Município é classificado em uma categoria, de acordo com soma total dos indicadores, são elas: primeiros passos para a universalização (abaixo de 200 pontos); empenho para universalização (de 200 a 449,99); compromisso com a universalização (450 a 489); rumo à universalização (acima de 489 pontos).
Sobral, Município do interior do Ceará, está na categoria “Compromisso com à universalização” dos Municípios de grande porte (acima de 100 mil habitantes) com 458,20 % de pontuação.
A quinta edição do ranking reúne 1670 Municípios, representando cerca de 70% da população do país e 30% dos Municípios brasileiros que forneceram os dados ao SNIS.