Fecomércio: em carta aberta, Maurício Filizola rompe com Luiz Gastão
Mudança no organograma, demissões e briga com a CNC são as insatisfações apontadas
23:05 | Jun. 11, 2021
Maurício Filizola, atual 1º vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio-CE), rompeu com o presidente da entidade, Luiz Gastão Bittercourt, em carta aberta divulgada na noite desta sexta-feira, 11. No texto, aponta insatisfação com as medidas tomadas pelo colega de chapa após o retorno dele do Rio de Janeiro, onde estava licenciado para assumir diretoria da Confederação Nacional do Comércio (CNC).
Uma mudança no organograma da Fecomércio e demissões de funcionários são citadas por Filizola, que ainda fala de "uma batalha ou uma guerra" travada entre Bittencourt e a atual diretoria da CNC. Sem dar detalhes sobre quais os "fronts" são travados nesta briga, ele afirma que a questão "não foi desencadeada por nenhum membro da diretoria e por nenhum dos presidentes dos 34 sindicatos da nossa base".
"Fomos convocados a participar sem termos ciência ou conhecimento integral dos fatos", dispara.
O retorno de Luiz Gastão Bittencourt à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio-CE) aconteceu há um mês, em 12 de maio deste ano. Antes, ele havia se licenciado para, justamente, assumir uma diretoria da CNC, no Rio.
Com a volta de Gastão, Maurício Filizola deixou o cargo de presidente que ocupava interinamente para reassumir a 1ª vice-presidência. Enquanto chefiava a Fecomércio, Filizola conduziu as negociações de retomada das atividades na pandemia e destaca isso na carta aberta.
Procurado, Luiz Gastão Bitterncourt não atendeu ao O POVO até a publicação desta matéria. A assessoria da Fecomércio também informou não ter obtido contato com ele.