Com irrigação, governo quer tornar Ceará maior produtor de trigo do País
Já há experiências no Estado, desde 2019, envolvendo o setor público e investidores privados, com "resultados promissores de produção em duas regiões do Ceará"Entre os maiores importadores e processadores de trigo do Brasil e com três grandes moinhos em seu território, o Governo do Estado quer que o Ceará se torne o maior produtor de trigo do País. Mas como isso poderia acontecer diante de um clima não favorável para a a produção da gramínea? Por meio do investimento em tecnologia de irrigação.
LEIA TAMBÉM | Ceará quer incentivar cultivo de culturas nobres, com retorno maior ao produtor
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Conforme a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), por meio da Secretaria Executiva do Agronegócio, e com o apoio da Embrapa e do Moinho Santa Lúcia, o governo trabalha em um projeto para implantar a produção de trigo no Ceará. "Algo inusitado, considerando as condições de clima e qualidade dos solos até então improváveis para esse tipo na região", informa o órgão, em nota.
Mas, conforme a Sedet, já há experiências no Estado, desde 2019, envolvendo o setor público e investidores privados, com "resultados promissores de produção em duas regiões do Ceará". Segundo informa a Secretaria, são variáveis cultiváveis em clima equatorial.
Isso já ocorreu com a soja, que migrou dos climas úmidos do sul para o centro-norte do Brasil e depois para os cerrados do Maranhão e Piauí. Agora com o trabalho de pesquisa da Embrapa, o cultivo do trigo, com novas variedades adaptáveis ao clima da região, segundo o secretário Silvio Carlos, podemos ter ganhos em termos de redução de custos, tanto em relação à importação quanto a fretes internos.
“Em várias regiões do Nordeste do Brasil, o ambiente é favorável à cultura do trigo. No caso do Ceará, considerando que somos um dos maiores parques de moagem de trigo da América Latina essa cultura tende a evoluir bem. Creio que essa percepção vai estimular o produtor rural a plantar, pois ele sabe que tem a compra garantida”, afirmou Silvio, em nota.