Censo 2021 não será realizado por falta de recursos, confirma Governo
A pesquisa será adiada após ter 90% da verba cortada por parlamentaresO secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, confirmou nesta sexta-feira, 23, que o Censo Demográfico não será realizado em 2021. De acordo com informações do portal de notícias G1, o gestor informou que a pesquisa, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), será adiada por não haver "previsão orçamentária" para a sua realização.
"As razões do adiamento foram colocadas no momento em que o Censo não teve o recurso alocado no processo orçamentário e, como falado aqui, novas decisões sobre alocação e realização do Censo têm a fase preparatória, serão comunicadas, sempre atentando para as orientações que, do ponto de vista da saúde, vierem determinadas pelo Ministério da Saúde", destacou o secretário em comunicado.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
| LEIA MAIS |
Saldo da carteira de crédito dos bancos deve crescer 1,1%, diz Febraban
Governo não corre risco de parada em nenhum dos ministérios, diz secretário
O anúncio é feito cerca de um mês após parlamentares cortarem a verba destinada para a realização da pesquisa, em medida tomada durante a tramitação do Orçamento no Congresso Nacional. Na ocasião, foi decidido que o valor encaminhado ao IBGE cairia de R$ 2 bilhões para R$ 71 milhões, uma redução de 90%.
O órgão já havia se posicionado contrário ao corte, alegando que seria inviável realizar a pesquisa com esse orçamento, além de ter cancelado a aplicação das provas presenciais objetivas do concurso que seriam aplicadas neste mês de abril. Os exames seriam para vagas temporárias de: recenseador, agente censitário municipal e agente censitário supervisor.
A pesquisa é realizada a cada dez anos e colhe dados para, entre outros, identificar as condições de vida da população brasileira. Ela estava prevista para ser executada em 2020, no entanto, a pandemia da Covid-19 fez com que fosse adiada para este ano.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente