Ceará tem maior queda de consumo nas classes C e D, aponta pesquisa
Mas houve aumento de gastos nas categorias Companhia Aéreas (158%), Diversão e Entretenimento (85%) e Automóveis e Veículos (4%)
12:17 | Abr. 01, 2021
O Ceará foi o estado com a maior retração nos gastos de consumo das classes C e D, em fevereiro, no comparativo com o mês imediatamente anterior. O levantamento da Superdigital, fintech do Santander, foi realizado com nove unidades da federação e é baseado nas transações feitas pelos clientes.
A queda foi de 43%, em relação a janeiro, segundo a Pesquisa de Hábitos de Consumo das Classes C e D. Os maiores recuos foram nas categorias Prestadores de Serviços (-70%), Serviços (-64%) e Rede Online (-60%).
Já o aumento dos gastos foi visto em Companhia Aéreas (158%), Diversão e Entretenimento (85%) e Automóveis e Veículos (4%). Conforme a Superdigital, o estado contribuiu para puxar a negatividade do consumo na média do Brasil, que ficou em 28%.
Regiões
Os dados por região apontam que o maior recuo foi no Sudeste, com queda de 31%, seguido por Nordeste e Centro-Oeste, onde a diminuição do consumo foi de 25%; Norte, 21%; e Sul, 10%.
“Devemos, primeiro, lembrar que além de fevereiro ser um mês com menos dias, tivemos um Carnaval sem festas, com boa parte da população em casa, gastando menos. Além disso, em janeiro, algumas pessoas ainda puderam contar com uma sobra no orçamento pelo pagamento da segunda parcela do 13° salário, além do auxílio emergencial, que foi pago até dezembro”, detalha, em nota, Luciana Godoy, CEO da Superdigital no País.
Brasil
No País, as maiores variações registradas entre fevereiro e janeiro foram nas categorias Prestadores de Serviços (-50%), Serviços (-45%) e Lojas de Artigos Diversos (-33%). O único setor em que houve aumento de gastos foi Combustível, com uma variação positiva de 7%.
Em fevereiro, 33% do consumo foram realizados em Supermercados, 3 pontos percentuais a mais que em janeiro, seguido por Restaurantes (12%), Lojas de Artigos Diversos (11%) e Serviços (9%).