Ceará no top 10 em ranking brasileiro de energia solar

Já são cerca de 14.022 consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz e maior autonomia e segurança elétrica, segundo a ABSolar

11:29 | Mar. 26, 2021

Por: Beatriz Cavalcante
ENERGIA FOTOVOLTAICA Hoje, 2,6% no Sistema Interligado Nacional (SIN) e, até dezembro de 2026, a meta são 4,9%. (foto: Getty Images)

O Ceará está no top 10 de ranking da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSolar). O Estado é o nono do País com maior potência instalada de energia solar na geração distribuída, ou seja, dentre os consumidores que geram a própria energia.

Conforme mapeamento da ABSolar, o Ceará tem 170,9 megawatts (MW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos. Assim, o território cearense responde sozinho por 3,5% de todo o parque brasileiro de energia solar distribuída.

São 11.024 conexões operacionais espalhadas por 181 municípios, ou aproximadamente 98,4% das 184 cidades cearenses. Segundo a entidade, já são cerca de 14.022 consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz e maior autonomia e segurança elétrica.

Jonas Becker, coordenador estadual da ABSolar no Ceará, frisa que o Estado é importante centro de desenvolvimento da energia solar. “A tecnologia fotovoltaica representa um enorme potencial de desenvolvimento sustentável, econômico e social para os cearenses, com geração de emprego e renda, atração de investimentos privados e colaboração no combate às mudanças climáticas”.