Maior do segmento no Brasil, Afya Educacional lança especializações médicas em Fortaleza
Capital se junta a outras cinco cidades do Brasil nesta ampliação dos negócios da Afya, que por meio da sua marca Ipemed traz ao mercado local opção no setor de educação médica continuada
17:41 | Mar. 24, 2021
A Afya Educacional (AFYA na Nasdaq), maior grupo de faculdades de Medicina do País, anunciou inauguração de uma operação de pós-graduação médica em Fortaleza. As aulas já devem iniciar no primeiro semestre desde ano. O trabalho será conduzido sob a marca IPEMED, que, em 15 anos, já pós-graduou mais de 10 mil médicos.
Afya Educacional é o maior grupo de educação médica no Brasil. O processo de expansão nos negócios inclui, além de Fortaleza, novas unidades em Manaus-AM, Vitória-ES, Recife-PE, Goiânia-GO e Porto Alegre-RS. Isso garante a duplicação da operação do grupo no País. Atualmente, a Afya possui unidades de pós-graduação em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA) e Brasília (DF).
André Raeli, diretor de Educação Continuada da Afya Educacional, destaca que essa expansão tem como objetivo levar educação continuada de qualidade para mais estados e capacitar médicos em busca de atualização científica e especialização profissional. A escolha das cidades para a abertura dos novos campi levou em consideração as necessidades dos médicos e do mercado de trabalho.
"Um importante direcionador do processo de ampliação do investimento em especializações foram as demandas específicas dos médicos, suas expectativas, necessidades e gargalos educacionais existentes. Fizemos um extenso trabalho de conversar com médicos, hospitais e com sociedades médicas, além de analisar dados de mercado, para termos um panorama da jornada educacional do médico", afirma o diretor.
Cursos
De acordo com a Afya Educacional, os cursos de pós-graduação têm duração de 18 meses, em média, e a maioria das turmas são reduzidas, com 12 a 15 alunos, para manter a qualidade das aulas e obedecer aos rígidos protocolos sanitários, reforçados por conta da pandemia do novo coronavírus.
Para as aulas práticas, que têm uma carga horária de aproximadamente 40% do curso, a instituição conta com ambulatórios próprios e parcerias com instituições públicas e privadas credenciadas pelo SUS. Os alunos médicos realizam os atendimentos em pacientes reais, encaminhados, em sua maioria, pelas prefeituras locais e de municípios no entorno das unidades.
Somando as seis unidades atuais da IPEMED, só em 2020 foram cerca de 10 mil atendimentos gratuitos à população, divididos por especialidades, como dermatologia, cardiologia, endocrinologia, nutrologia e geriatria, dentre várias outras.
Novidades na oferta
A Afya Educacional também anunciou ao mercado a ampliação do portfólio de produtos com cursos online e presenciais. O grupo fechou importantes parcerias técnicas, entre elas Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Fundação do Câncer, Hospital Beneficência Portuguesa e Hospital do Coração (HCor).
De acordo com a empresa educacional, a expectativa é que até o fim de 2021 um total de 70 cursos de educação médica continuada sejam lançados - entre aprimoramentos, pós-graduações para generalistas e especialistas, bem como o padrão ouro, com carga horária e conteúdos similares às residências médicas, dentre outros. Destaque para o MBA executivo em Healthcare e a nova carteira de pós-graduação em Pediatria, Valvopatia, Dor e Medicina do Exercício e do Esporte.