Cearense passa mais horas sem fornecimento de energia em 2020
Desempenho Global de Continuidade classificou a Enel Ceará como a penúltima de uma lista de 29 empresasOs cearenses tiveram mais interrupções no fornecimento de energia e passaram mais tempo sem luz entre 2019 e 2020, segundo aponta levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O desempenho da qualidade dos serviços de distribuição no Estado fez com que a Enel Ceará fosse classificada como penúltima de uma lista de 29 empresas pesquisadas.
Parte do grupo de companhias de grande porte, com mais de 400 mil usuários, a Enel Ceará só ficou à frente da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), do Rio Grande do Sul, no Desempenho Global de Continuidade (DGC) divulgado pela Aneel.
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Em 2020, os cearenses atendidos pela Enel tiveram, em média, 6,3 interrupções de energia. A média é maior que as 5,77 interrupções sofridas em 2019, mas demonstra um avanço de 9,18% nas interrupções. Mesmo assim está dentro do limite estabelecido pela Aneel, de 7,33 interrupções.
Já o tempo sem o fornecimento de energia no Ceará em 2020 chegou a 16,5 horas, de acordo com a Agência. Também é maior que o registrado no ano anterior (14,09 horas), apresentando um avanço de 17,10% no tempo sem energia. O indicador ainda está acima do limite de 10,18 horas estabelecido pelo órgão regulador.
O ranking é elaborado com base no chamado Desempenho Global de Continuidade (DGC), que usa justamente estes dois indicadores para ser calculado: o de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC), o qual mede o tempo médio sem energia, e o de Frequência Equivalente de Interrupção (FEC), que mede o número de interrupções.
"As distribuidoras que mais evoluíram em 2020 foram a CPFL-Piratininga, com um avanço de 9 posições e a CELESC com o avanço de 7 posições em comparação ao ano de 2019. As últimas colocadas foram: ENEL GO (27º), ENEL CE (28º) e CEEE (29º). As concessionárias que mais regrediram no ranking foram a ENEL SP, que registrou queda de 9 posições e as empresas CELPE e CPFL Paulista com recuo de 6 posições em comparação a 2019", informou a Aneel.
No País, o movimento foi inverso ao observado no Ceará, segundo a Aneel. "Os consumidores ficaram 11,50 horas em média sem energia (DEC) no ano, o que representa uma redução de 10,51% em relação a 2019, quando registrou-se 12,85 horas em média. A frequência (FEC) das interrupções se manteve em trajetória decrescente, reduzindo de 6,69 interrupções em 2019 para 6,03 interrupções em média por consumidor em 2020, o que significa uma melhora de 9,87% no período", detalhou a Agência.
Confira o ranking das concessionárias de grande porte a partir do DCG:
- CPFL Santa Cruz - 0,56
- Equatorial PA - 0,61
- Cosern - 0,62
- ESS - 0,62
- EMT - 0,63
- ETO - 0,63
- EMG - 0,69
- Equatorial MA - 0,70
- EMS - 0,70
- EDP ES - 0,71
- EPB - 0,73
- ESE - 0,75
- Copel - 0,78
- CPFL-Piratininga - 0,78
- Coelba - 0,79
- Celesc - 0,81
- Elektro - 0,81
- Celpe - 0,82
- Cemig - 0,82
- RGE Sul - 0,82
- CPFL-Paulista - 0,83
- EDP SP - 0,85
- Light - 0,85
- Enel SP - 0,88
- CEB - 1,00
- Enel RJ - 1,00
- Enel GO - 1,14
- Enel CE - 1,24
- CEEE - 1,70
Quanto maior o DCG, pior a avaliação da empresa.
Chuvas e investimentos
Em nota, a Enel Ceará afirma que "que segue comprometida com a melhoria da qualidade do serviço e que reforçou os investimentos em sua área de concessão, com foco na modernização da rede elétrica".
"Em 2020, a empresa investiu cerca de R$ 910 milhões, aumento de 24,3% em relação a 2019", acrescentou.
A concessionária de energia ainda ressaltou que "parte dos indicadores de qualidade apurados em 2020 e considerados no ranking da Aneel foram impactados pelo alto volume de chuvas registrado no primeiro trimestre de 2020 e pelo maior volume de obras executadas na rede elétrica para manutenção e melhorias".
"A distribuidora reforça que possui um plano de qualidade em andamento e que está investindo na instalação de equipamentos de automação da rede, comandados remotamente e que auxiliam a empresa a reduzir a duração das interrupções do fornecimento e o número de clientes afetados em eventuais ocorrências. A empresa também está instalando redes compactas, mais resistentes à interferência de fatores externos, como galhos, e incrementando as ações de manutenção preventiva, como podas de árvores e instalação de para-raios. Além disso, a empresa aumentou o número de equipes de atendimento de emergência em 80% no final de 2020", promete a companhia.
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