Saiba como fazer a prova de vida do INSS pelo aplicativo
Procedimento evita que beneficiário precise comparecer ao banco para realizar a comprovação presencialmente; lançado em agosto de 2020, projeto foi ampliado para mais pessoas este mêsAposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem realizar sem sair de casa a prova de vida anual para continuar recebendo os benefícios. Iniciado em agosto de 2020, o projeto da validação por aplicativo foi expandido para mais 5,3 milhões de pessoas desde a última terça-feira, 23.
Apesar de ser uma facilidade levando em conta as restrições de circulação impostas pela Covid-19, muitos usuários ainda não sabem como realizar o procedimento. Confira abaixo as instruções para usar o serviço da prova de vida do INSS por biometria.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Como realizar a prova de vida do INSS por biometria no aplicativo
1. Realize o cadastro no site gov.br
O site do Governo Federal conta com um cadastro único que unifica os serviços de todos os órgãos federais. Para iniciar a prova de vida do INSS pelo aplicativo, é necessário criar um cadastro no site.
Para isto, é necessário entrar no site do Governo Federal clicando aqui, e selecionar o botão "Crie sua conta gov.br". Em seguida escolha a opção "número do CPF" e siga as instruções nos quatro passos listados para criar e confirmar o cadastro.
2. Baixe o aplicativo Meu gov.br
Para realizar a prova de vida do INSS por biometria é necessário o aplicativo Meu gov.br. Ele pode ser baixado para Android clicando aqui ou para iPhone clicando aqui.
3. Utilize o aplicativo para realizar a prova de vida por biometria
Abra o aplicativo, insira os dados do cadastro realizado e selecione a opção "Autorizações". Aparecerá uma como "pendente" e clique no botão "Autorizar". Em seguida, escolha "Realizar validação". Caso apareça uma solicitação para uso da câmera, escolha "permitir".
Em seguida, o aplicativo pedirá algum dado de confirmação, como o número ou data de emissão de um documento como Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou CPF. Após isso, aparecerão as instruções na tela para realizar a biometria.
Será necessário manter o rosto dentro do círculo exibido na tela, e realizar alguns movimentos que serão listados no aplicativo. Ao fim do processo, uma mensagem de sucesso é exibida. Caso haja algum problema, o aplicativo solicitará para realizar a biometria novamente.
4. Acompanhe o andamento da prova de vida pelo aplicativo Meu INSS
Após realizar o procedimento, caso o beneficiário queira acompanhar o andamento da solicitação, deve baixar o aplicativo Meu INSS. Ele está disponível para Android (clicando aqui) e para iPhone (clicando aqui).
Após instalar o aplicativo, o usuário deve entrar com os mesmos dados do cadastro realizado no primeiro passo. Em seguida, basta clicar em "Prova de vida" e verificar o andamento do pedido.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente