Com aeronave já no Brasil, grupo Itapemirim deve iniciar operações em março
A primeira aeronave da empresa Itapemirim Transportes Aéreos decolou de Madri, na Espanha, e desembarcou em Natal (RN) no sábado, dia 20. Dentre as rotas analisadas pela nova companhia, está Fortaleza.O Grupo Itapemirim, já consolidado no setor de transporte rodoviário, vai entrar no mercado aéreo brasileiro. A primeira aeronave da nova companhia Itapemirim Transportes Aéreos decolou de Madri, na Espanha, e desembarcou em Natal (RN) no sábado, dia 20. Em processo de regulamentação na Agência Nacional de Aviação (Anac), a ideia é iniciar as operações no mês de março. Fortaleza é uma das rotas estudadas.
“Estamos radiantes com a oportunidade de riscar o céu brasileiro com as cores da Itapemirim e oferecer novas possibilidades de viagem para todos os brasileiros. Também estamos muito felizes porque todo o cronograma vem sendo cumprido para obtermos as certificações junto à Anac", afirmou o presidente do Grupo Itapemirim, Sidnei Piva.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Já em solo brasileiro, a aeronave, uma Air Bus A320, deve ficar em Natal para trâmites relacionados à importação e, depois, seguirá para São José dos Campos (SP), para pintura e customizações.
De acordo com a companhia, a proposta é oferecer aeronaves com maior espaço entre as poltronas e serviço de bordo diferenciado. Dentre as rotas a serem cobertas pela companhia, estão em estudo São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis e Fortaleza.
Para o secretário estadual de turismo, Arialdo Pinho, se a rota cearense se confirmar será importante para ajudar no processo de retomada do mercado doméstico de aviação. "Por enquanto a demanda ainda está muito afetada pela pandemia, mas é claro que uma empresa a mais ofertando o serviço é sempre muito bem vista".
Ele disse que, por enquanto, ainda não houve nenhuma reunião com a nova companhia. "Agora que começaram a chegar as primeiras aeronaves, acredito que quando chegarem todas, eles devem nos procurar e estaremos aberto ao diálogo".
Há 67 anos no mercado, o Grupo Itapemirim é conhecido por sua atuação no transporte rodoviário. A Viação Itapemirim atende 2,5 milhões de passageiros por ano, em 2.700 cidades de 19 estados brasileiros. Também possui empresas ligadas à operação de transportes, com foco especial em ferrovias e no transporte urbano, por meio dos veículos leves sobre trilhos (VLTs).
Como está o processo de regulamentação na ANAC:
O processo de certificação da Itapemirim junto à Anac teve início em agosto de 2020. De lá para cá, a companhia já concluiu a etapa de orientação prévia, solicitação formal e análise detalhada de documentos, segundo a reguladora.
Agora, está na fase 4 do processo, de inspeções e demonstrações, na qual ocorrem as inspeções das bases de operações e manutenção, avaliação dos treinamentos, voos de avaliação operacional, exame dos tripulantes, por exemplo.
Se for aprovada, a Itapemirim irá para quinta e última etapa, que é a de certificação. De acordo com a Anac, esta fase é meramente administrativa e serve para saber se a empresa foi aprovada em todas as inspeções e demonstrações. Quando forem finalizadas todas estas etapas, será concedido à empresa a certificação operacional.
“Para que ela possa iniciar as operações, no entanto, é necessário aguardar a publicação da concessão no Diário Oficial da União. O processo é validado pela diretoria colegiada da Agência durante reunião deliberativa”, informou a reguladora.