Associação Nacional de Jornais firma apoio a movimento de empresários por vacina contra Covid-19

Informação com responsabilidade

00:30 | Fev. 12, 2021

Por: Alan Magno
Vacina contra Covid-19 segue em diferentes ritmos pelo mundo (foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O movimento de empresários "Unidos pela Vacina" conta com apoio da Associação Nacional de Jornais (ANJ). A iniciativa busca prestar auxílio às entidades da Saúde do País para que o processo de vacinação contra a Covid-19 seja acelerado, tendo como foco vacinar 70% de todos os brasileiros até setembro deste ano. 

Com relação ao apoio da ANJ, o presidente da associação, Marcelo Rech, frisa: "É uma ação em apoio ao esclarecimento, de apoio à vacinação, de conscientização da população sobre a importância de se vacinar". Ele conta que a parte dos jornais do Brasil será mediante campanhas que busquem combater a desinformação, notícias falsas sobre as vacinas contra Covid-19.

"Serve ainda como um estímulo aos poderes públicos que se articulem e acelerem a compra, produção, a distribuição e a imunização o mais rápido possível", complementou. Marcelo afirma que o apoio dos veículos de imprensa brasileiros ao movimento se concentrará em ações de divulgação e de modo a promover uma maior articulação entre os setores responsáveis pelo processo de vacinação no País.

Ação conjunta envolverá jornais de todos os estados do Brasil e contará ainda com apoio de agências de comunicação, profissionais freelancers, empreendedores e demais atores do cenário da comunicação social, conforme relatou o presidente da ANJ. "É um esforço coletivo, pois acreditamos que o combate à pandemia de Covid-19 deve ser responsabilidade de todos, então é algo totalmente suprapartidário, com vários segmentos, independente e que busca o bem de todos."

Um dos focos da atuação dos veículos de comunicação no movimento é o de manter a população informada e consciente sobre todo o processo de vacinação, reforçando ainda a necessidade de seguir todos os protocolos de segurança das entidades de saúde locais antes e após a vacinação. Marcelo pondera que dentre as ações específicas idealizadas existe uma postagem conjunta, programada para o dia 15 deste mês em todos os jornais impressos do País associados à ANJ, com orientações sobre a imunização.

"Se não houver uma aceleração do processo de imunização de um lado e um processo de conscientização do outro, não conseguiremos atingir a imunidade coletiva em um prazo razoável de tempo." (Alan Magno/ Especial para O POVO)