Setor de bares e restaurantes realiza protesto contra redução de horário de funcionamento
O movimento foi organizado pela Abrasel e busca rechaçar medida que limita horário de funcionamento do serviço de alimentação fora do lar em Fortaleza diante do avanço da Covid-19Atualizada às 22h14min
Um dia após o novo decreto de isolamento social entrar em vigor em Fortaleza, integrantes do setor de alimentação realizam protesto em frente à Assembleia Legislativa do Ceará contra a medida que reduziu os horários de funcionamento de bares, restaurantes e barracas de praia na Capital. A medida foi tomada diante do aumento expressivo de casos de Covid-19. O protesto conta com forte articulação da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Ceará (Abrasel-CE).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Setor de bares e restaurantes realiza protesto contra redução de horário de funcionamento. https://t.co/mRargSW2Pc pic.twitter.com/FjP8xay9nO
Taiene Rightto, presidente da Abrasel, explicou a motivação da manifestação. "Todo mundo aqui precisa trabalhara, então está todo mundo aqui pedindo o direito de trabalhar para poder sustentar nossas famílias". Para o representante, a medida motiva o trabalho informal: "Deixar a informalidade tomar conta dos espaços não é plausível, a gente precisa trabalhar direito".
A manifestação segue pacífica e com o policiamento habitual da Assembleia no local. O representante explicou que a Abrasel já havia demonstrado descontentamento com as medidas antes, mas "dessa vez o decreto limitou quase que todo nosso funcionamento", diz Taiene. Os manifestantes ficarão no local até serem atendidos por algum representante da Assembleia.
O manifestantes pedem que o decreto Nº 33.918 seja retirado. "Trabalhar com os protocolos claro, mas sem essa restrição que inviabilizou nosso funcionamento", declarou Taiene. De acordo com a Abrasel, aproximadamente 3 mil manifestantes estão no local.
A manifestação segue tranquila. Os membros da Abrasel ainda aguardam serem atendidos pela assembleia.
O decreto
Sancionado na terça-feira, 02, o decreto Nº 33.918 limita o horário de funcionamento de serviços não essenciais até o dia 17 de fevereiro. De segunda a sexta, os locais devem funcionar até 20h, já nos finais de semana o funcionamento fica proibido depois das 15h.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente