Shoppings cumprem decreto e ainda calculam impacto da mudança de horário

Empreendimentos declaram que estão fazendo o possível para garantir a segurança e bem-estar de todos que frequentam os estabelecimentos

A rede Ancar Ivanhoe, administradora do North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei e Via Sul Shopping, informou que já segue as determinações do Governo do Ceará e que, a partir desta quarta-feira, 3, está com suas atividades funcionando das 9h às 20h, de segunda a sábado, e das 11h às 20h, nos domingos e feriados, com exceção dos serviços essenciais que detém. As praças de alimentação dos shoppings também passam a operar das 9h às 20h de segunda a sexta, das 9h às 15h no sábado e das 11h às 15h no domingo. Os horários também serão válidos para o período que teria Carnaval, também suspenso por conta da pandemia.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Em nota, a Ancar declara estarem atentos às necessidades impostas pela Covid-19. "Os shoppings reiteram que seguem atentos aos desdobramentos do avanço da doença no País e empenhados em fazer todo o possível para garantir a segurança e bem-estar de todos que frequentam os estabelecimentos."

Na rede, seguem à disposição dos lojistas a infraestrutura de iniciativas como drive-thru e Retire Aqui dos shoppings, como forma de oferecer alternativas de entrega aos consumidores. Os três empreendimentos do grupo esclarecem ainda que seguem funcionando com capacidade reduzida a 50% e que adotam um rígido protocolo de higienização, obrigatoriedade do uso de máscara, distanciamento social, aferição de temperatura nos acessos, além de higienização e desinfecção regular durante todo o horário de funcionamento. 

No shopping Benfica, as adequações ao novo decreto também foram feitas. O local passa a funcionar das 10h às 20h, de segunda a sábado, e das 13h às 20h, nos domingos e feriados. "Não temos dados, ainda, que nos permitam pronunciamentos sobre impactos e estimativas [por conta do novo decreto]", acrescentou a superintendente do Shopping Benfica, Marcirlene Pinheiro.

No Grand Shopping, em Messejana, lojas abrem às 10h e vão até 20h. Domingos e feriados, só abrem às 13h.  Em nota, a administração do estabelecimento declara: "O Grand Shopping entende que essa decisão é uma medida de precaução responsável. Além disso, reforça que preza pela saúde de seus colaboradores e clientes, adotando todas as medidas preventivas de biossegurança recomendadas pelas autoridades competentes".

O Shopping Parangaba afirma que desde o início dos decretos governamentais lançados no combate à Covid-19 segue as orientações e protocolos das autoridades competentes. "O Shopping Parangaba reforça que segue todos os protocolos de segurança para garantir o melhor conforto e organização para os lojistas e clientes", resume o estabelecimento por meio de nota.

Em retorno à reportagem do O POVO sobre as mudanças de horário do decreto da terça-feira, 2, o Centro Fashion informou que logo nos primeiros decretos de isolamento, ainda em 2020, passaram por adequações no funcionamento, incluindo a implementação de um novo horário, que vai até as 20h, e, que por isso, não serão afetados agora.

O Shopping Del Paseo informou que irá continuar a colaborar com os decretos governamentais para "receber os clientes, lojistas e colaboradores com toda tranquilidade, praticidade e segurança". Com os novos horários, lojas e quiosques irão funcionar das 9h às 20h de segunda a sábado. Aos domingos, de 12h às 20h. Durante a semana, a praça de alimentação também deverá funcionar das 9h às 20h, com exceção dos sábados, com operação das 9h às 15h. Por serem serviços essenciais, a farmácia Extrafarma e o Mercadinho São Luiz dentro do shopping irão operar de segunda a sábado das 7h às 22h. Aos domingos, a farmácia irá operar das 7h às 20h.

A rede de shoppings RioMar afirmou ter o “compromisso de contribuir para a contenção da Covid-19 e preservar a saúde de todos que frequentam nossos empreendimentos”, ao frisar que seguirá todas as recomendações estipuladas pelas entidades de saúde local, incluindo os novos horários de funcionamento. Com relação aos impactos financeiros, a rede que responde pelos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy ponderou que “qualquer projeção é complexa e especulativa”, pontuando que seria necessário esperar algum tempo para poder calcular as perdas no faturamento. Os shoppings garantiram, porém, que não há qualquer sinalização de demissões em grande por parte de seus lojistas e poderiam estar prestando o devido apoio aos empresários e trabalhadores de suas unidades.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

decreto estadual shoppings Fortaleza impacto shopping pandemia novos horarios shopping fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar