Atividade turística no Ceará cresceu 3,6% em novembro
Foi a quarta taxa positiva seguida. As perdas no acumulado do ano, no entanto, ainda são de 42%, segundo dados divulgados nesta quarta-feira, 13, pelo IBGEA atividade turística no Ceará apresentou expansão de 3,6% em novembro, frente ao mês anterior. Foi a quarta taxa positiva consecutiva. Os dados são do Índice Nacional de Atividades Turísticas, divulgado nesta quarta-feira, 13, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostram, no entanto, que o segmento ainda necessita avançar 42% para retornar ao patamar de fevereiro de 2020, mês que antecedeu aos efeitos da pandemia.
Em relação a igual mês de 2019, a queda do setor do turismo no Estado é de 31,6%. A nona taxa negativa seguida, pressionado, principalmente, pela queda na receita de empresas que atuam nos ramos de transporte aéreo; restaurantes; hotéis; rodoviário coletivo de passageiros; serviços de bufê; agências de viagens; e locação de automóveis. No comparativo de doze meses, as perdas chegam a 38,1% no setor turístico do Estado.
No Brasil, a expansão no mês foi de 7,6%. E nove das doze unidades da federação pesquisadas acompanharam este movimento de expansão. Destaque também para São Paulo (11,0%), seguido por Rio de Janeiro (5,4%), Bahia (11,8%), Pernambuco (11,8%) e Goiás (9,9%). Já Santa Catarina e Minas Gerais assinalaram quedas, respectivas, de 7,1% e 3,2%.