Compras de Natal devem movimentar R$ 38,1 bilhões no Brasil

A projeção é da CNC, que revisou de 2,2% para 3,4% a expectativa de crescimento do volume de vendas no Natal de 2020

As vendas no período do Natal devem movimentar mais de R$ 38,1 bilhões no Brasil neste ano. A projeção é de um estudo divulgado nesta terça-feira, 15, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que revisou de 2,2% para 3,4% a expectativa de crescimento do volume de vendas no Natal de 2020.

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, diz que, apesar da pandemia, se os números se confirmarem, este será o maior avanço real das vendas natalinas desde 2017 (3,9%).

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“O ano de 2020 tem sido um dos mais difíceis, senão o mais desafiante, para o varejo brasileiro. A pandemia provocou dificuldades muito grandes para o comércio, mas o Natal, a despeito de toda a conjuntura adversa, deve trazer alguma recuperação para o setor, o que será importante para iniciarmos com algum otimismo um novo ano que promete também apresentar um cenário difícil, de lenta recuperação”.

De acordo com a pesquisa, o aumento previsto nas vendas de Natal será puxado pelo e-commerce. A alta esperada para esse canal é de 64%, ante igual período do ano passado.

“O e-commerce brasileiro tem sido fundamental para a recuperação, crescendo de forma significativa desde o início da pandemia e destoando da movimentação ainda anormal nas lojas físicas. Essa tendência deve se manter diante da circulação de consumidores ainda abaixo do normal”, destaca o economista da CNC Fabio Bentes.

Movimento nos setores

Os setores que tendem a ter maior aquecimento nas vendas são hiper e supermercados (41,8%), vestuário e calçados (18,7%) e artigos de uso pessoal e doméstico (17,4%).

Em relação à importação de produtos tipicamente natalinos, houve um recuo de 16,5% nas importações no trimestre compreendido entre setembro e novembro de 2020 (US$ 367,2 milhões) em relação a 2019 (US$ 439,5 milhões), como resultado da desvalorização cambial. O valor é o menor para esse período desde 2009 (US$ 308,9 milhões). À exceção de bebidas, todos as demais categorias de produtos acusaram recuo ante o ano passado.

Dificuldade econômicas

Além das dificuldades diretamente impostas pela pandemia, a desvalorização cambial de 32,3% nos últimos 12 meses encerrados em novembro tem impactado significativamente os preços de diversos produtos mais demandados nesta época do ano, especialmente alimentos.

Nos 12 meses encerrados outubro, por exemplo, os preços destes produtos medidos pelo Índice de Preços ao Produtor (IPP) do IBGE subiram 36%, ante uma variação média dos preços ao consumidor final de 12%, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Os itens tipicamente natalinos também refletem essa tendência. A cesta composta por 214 itens mais consumidos nesta época do ano, agrupados em 30 categorias de bens e serviços, mostra que os preços medidos através do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apresentam avanço médio de 9,4% nos 12 meses encerrados em novembro. Mantido esse ritmo de reajuste, o Natal de 2020 apresentará a maior alta de preços desde 2015 (+11,0%).

Do ponto de vista do emprego, a expectativa da CNC é de que sejam criadas 70,2 mil vagas temporárias para o Natal deste ano. Queda de 20% ante os 88 mil preenchidos pelo setor no ano passado.

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Venda natal comércio CNC intenção de compra impacto da pandemia na economia

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