Anuário do Ceará do binário 2020/2021 é lançado em evento virtual

O Anuário é considerado a publicação em mídia escrita mais antiga do Estado ainda em circulação, com cerca de 150 anos de existência.

O Anuário do Ceará do binário equivalente aos anos de 2020 e 2021 foi lançado oficialmente nesta segunda-feira, 21, em um evento virtual promovido pelo O POVO. Entre as participações especiais do lançamento, estavam o governador do Estado, Camilo Santana (PT), e do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. A conversa foi conduzida pelo editor-geral da produção, o jornalista Jocélio Leal.

O evento ocorreu de forma remota em respeito às medidas de biossegurança em razão da pandemia de coronavírus e foi transmitido ao vivo pelos perfis nas redes sociais do O POVO e da Fundação Demócrito Rocha.

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A presidente do O POVO, Luciana Dummar, que também ajudou a conduzir a conversa, recebeu ainda o presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJCE), Washington Araújo, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante, que completaram as participações especiais previstas para o evento virtual.

Um dos principais assuntos tratados na live foram os impactos da pandemia gerados na sociedade cearense e as questões envolvidas no plano de retorno gradual das atividades, especialmente, nos setores como ensino e entretenimento (bares, clubes, casas de shows) que ainda não foram totalmente contemplados pelas ações de reabertura.

Os participantes reforçaram ainda que o Ceará está em um momento de redução da propagação da Covid-19 e que é necessário cautela para que o cenário não se agrave novamente. Eles pontuaram também a necessidade de colaboração e parceria entre os setores sociais, econômicos e políticos para a diminuição dos efeitos da pandemia para os cearenses.

No ponto de vista econômico, o governador Camilo Santana pontuou a parceria com a empresa japonesa Mizuno, que deve ser implementada até o início do próximo ano e gerar cerca de 4 mil empregos no município de Horizonte. Para as outras regiões do Estado, o governador destacou: “Essa semana ainda vamos ter uma reunião importante com a Federação das Indústrias, CDL, Fecomércio. Nós vamos apresentar um grande programa de estímulo ao emprego no Ceará”.

A preocupação com o período eleitoral, em especial diante do uso das “Fake News” (notícias falsas) para influenciar a opinião pública, também foi um dos temas tratados durante a conversa. Presidente do TJCE elencou que as ações de fiscalização destes casos, em nível nacional e estadual, deverão ser gerenciadas pelo Tribunal Superior Eleitoral e frisou que "o papel do judiciário é garantir que as regras sejam cumpridas e que as eleições sejam limpas”, completou Washington.

CONFIRA LIVE DO LANÇAMENTO DO ANUÁRIO DO CEARÁ:

 

O ANUÁRIO

A produção deste ano será dividido em 13 capítulos e terá 680 páginas. O Anuário do Ceará é a mais antiga publicação em circulação no Estado, com cerca de 150 anos. Guiado pelo rigor na apuração, o Anuário é apresentado como uma fonte segura para estudantes e profissionais de todas as áreas que buscam conhecer mais sobre as instituições que consolidam a organização social, econômica, política e cultural do Estado. “Um dos mais importantes documentos de pesquisa qualificada que nós temos hoje no Ceará”, conforme declarou Camilo Santana durante o evento.

Um dos conteúdos exclusivos da produção é o tradicional ranking dos mais influentes na Assembleia Legislativa do Ceará, da Câmara Municipal de Fortaleza e da bancada cearense em Brasília. Nesta edição, há ainda uma homenagem especial aos 70 anos da Federação da Indústria do Estado do Ceará (Fiec), sem deixar de lado a pandemia, que modificou a rotina, os planos e a vida de todos.

EQUIPE

A publicação referente aos anos 2020 e 2021 tem como editor-geral o jornalista Jocélio Leal e, como editora-executiva, Joelma Leal. Os repórteres Alex Ferreira, Camila Gadelha, Cristina Brito, Lucas Casemiro e Evandilson Costa apuraram o conteúdo que o leitor vai encontrar no Anuário do Ceará 2020-2021. O capítulo especial é assinado pela jornalista Luciana Castro e a revisão e a checagem são do jornalista Soriel Leiros.

O projeto gráfico da edição é assinada por Amauricio Cortez e tem como objetivo promover a mobilização social para a construção de grandes obras. Sob o traço do ilustrador Karlson Gracie, as páginas que abrem os capítulos trazem, tal qual o imaginário de “As viagens de Gulliver”, grupos de pessoas reconstruindo os principais ícones industriais do Ceará, que sugerem a capacidade humana e a retomada industrial do Estado.

O uso da infografia, desenvolvida por Luciana Pimenta, facilita o acesso a determinadas informações mais complexas, inovando e enriquecendo ainda mais a edição. A indústria é sugerida na laminação metalizada na capa, nos grids e formas hexagonais aplicadas ao conteúdo. Além disso, foram produzidas quatro cintas com cores diferentes, que funcionam, também, como marcador de páginas. O designer Rafael Cavalcante assina como editor-adjunto de Design e supervisor gráfico.


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