Saiba como se preparar para as promoções antecipadas da Black Friday 2020
Consumidor vai precisar de planejamento e prudência para evitar descontos pouco proveitosos
11:15 | Ago. 25, 2020
A Black Friday 2020 está programada para a sexta-feira do dia 27 de novembro, mas empresas já começam a antecipar ofertas pensando em compensar o prejuízo deixado pela pandemia. Especialista ouvida pelo O POVO alerta que o consumidor vai precisar de planejamento e prudência para evitar descontos pouco proveitosos.
Na avaliação da economista Ione Amorim, coordenadora do programa de Serviços Financeiros do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), é possível que os estabelecimentos comerciais consigam cumprir as promessas de melhores descontos neste ano tendo em vista os impactos da pandemia de coronavírus no comércio, com o isolamento social.
"Para as empresas se capitalizarem novamente, elas vão ter que atrair o público de uma forma mais verdadeira, de modo que as ofertas de fato sejam mais vantajosas", avalia.
Ainda assim, ela afirma que é preciso cuidado na hora de aderir às promoções antecipadas para não se precipitar e perder o verdadeiro desconto na Black Friday. "Só se pode ter a segurança de que esse preço está sendo realmente vantajoso com toda essa antecedência se já existe o hábito de monitorar os preços daquele bem", orienta.
Com o comércio eletrônico ganhando cada vez mais força, Amorim também acrescenta que é importante checar os antecedentes da empresa, os relatos de outros compradores e reclamações mais frequentes. Ela indica portais como o Consumidor.gov.br para esse intuito.
Dentre as grandes varejistas nacionais, a Magazine Luiza é uma das que resolveram começar com as promoções em seu aplicativo. Entre o domingo, 23, e esta terça-feira, 25, a campanha promete abatimentos de até 80% em itens como móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, brinquedos, esportes, roupas, sapatos e cosméticos.
Outras lojas como Americanas e Amazon já começam a preparar os clientes para a Black Friday, direcionando a fazer download de aplicativos, inscrever e-mails e favoritar produtos para não perder as ofertas da data.
Confira outras dicas e alertas, segundo a especialista
Como saber se esse desconto antecipado é o melhor?
Para o consumidor, só mesmo uma necessidade específica deve levar a antecipar compras na Black Friday porque não há garantia nenhuma de que esses preços, apresentados como excepcionais descontos, serão realmente vantajosos. É uma situação incerta. Só haverá essa segurança se você costuma monitorar com frequência o preço dos bens que tem interesse em adquirir.
Entre as ferramentas on-line que ajudam a comparar preços de produtos na internet estão: Zoom , Bondfaro , Buscapé , Já Cotei e Google Shopping
De que forma a pandemia pode influenciar nos descontos da Black Friday?
O comércio foi o setor mais afetado com os impactos do isolamento social.Para as empresas se capitalizarem novamente, elas vão ter que atrair o público de uma forma mais verdadeira, de modo que as ofertas de fato sejam mais vantajosas.
Muitos consumidores perderam renda. Isso vai trazer reflexo de redução de compra para eles. Mas houve o consumidor que durante a pandemia ficou em casa, não teve redução de salário e teve uma economia (fazendo refeições em casa, não tendo gastos com deslocamentos, por exemplo). Além disso, o comercio eletrônico se fortaleceu muito nesse período, sendo o principal elo de relação com o mercado.
Vale investir nos descontos antecipados ou é melhor esperar pela Black Friday?
O consumidor com mais tempo, com condições de monitorar os preços, vai se beneficiar das antecipações porque vai procurar ofertas verdadeiras. Esse consumidor vai ter condições de se planejar melhor, de usar ferramentas comparativas de preço para monitorar e de saber se esse desconto é vantajoso.
As compras, sobretudo de eletroeletrônicos, têm que ser planejadas. A pessoa quese planeja com antecedência e monitora preços vai saber se essa promoção, que começa a ser feita agora, é de verdade ou não. Então ela vai tomar uma decisão baseada numa informação efetiva.
Que cuidados precisam ser tomados na hora de comprar pela internet na Black Friday?
Três coisas são importantes: planejamento financeiro, se certificar de que o site é seguro e checar a idoneidade da empresa. Primeiro, você reservou recurso para aquela compra? Não dedique todos os seus recursos disponíveis com objetivo de obter descontos e gastar tudo em coisas que não tem necessidade, mas compra para não perder a oportunidade. Isso é muito perigoso. Se organize, pesquise e reserve recurso.
Em segundo lugar, os Departamentos Municipais de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procons) têm listas de empresas com práticas fraudulentasou que descumprem aquilo que prometem entregar.
É importante checar, conferir o cadeado do site (ícone na barra de endereço que indica navegação segura), se certificar que é uma página oficial, e não falsificada. Busque redes de reclamações dos Procons e em outros ambientes. Procure identificar se aquela loja eletrônica tem histórico de reclamações, desconfie de preços com promoção muito acentuada em lojas que você não conhece ou que não têm histórico na internet.
Esse tipo de oferta pode ser atrativa, mas é de uma empresa que não vai entregar a compra. Outra questão é o descumprimento de oferta. Observe se no momento que você fechou a compra, o site travou. Muitos problemas na Black Friday acontecem depois que a compra foi consumada, então os consumidores precisam estar atentos e fazer a reclamação, levar isso adiante, verificar as empresas que já têm isso no histórico.
Lista de sites que devem ser evitados, pois tiveram reclamações de consumidores registrada no Procon-SP
E se comprei com um desconto, mas encontrei o mesmo produto mais barato na Black Friday?
Quando se tem a oferta, é preciso procurar. Se a empresa diz que está dando 90% de desconto, o que o consumidor deve fazer para se certificar é primeiro fazer essa busca entre comparadores de preços.
Na hora que você aceitou a compra com a promessa de 90% de desconto, não tem como questionar por que aquela condição foi aceita. Existe a história da metade do dobro. Eles dobram o preço do produto, depois dizem que deram desconto e na verdade o consumidor está pagando pelo preço à vista. Então é importante a pesquisa para evitar esse tipo de questionamento.
Como registrar reclamações de empresas
Procon Fortaleza
Denúncias e reclamações podem ser realizadas pela Central de Atendimento ao Consumidor, pelo número 151, bem como no portal da Prefeitura de Fortaleza, no campo "Defesa do Consumidor". Também é possível realizar denúncias pelo aplicativo Procon Fortaleza.
Serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet. Monitorada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, Procons, Defensorias, Ministérios Públicos e também pela sociedade, a ferramenta possibilita a resolução de conflitos de consumo de forma rápida e desburocratizada: atualmente, 80% das reclamações registradas no site são solucionadas pelas empresas, que respondem as demandas dos consumidores em um prazo médio de 7 dias.