Camilo oficializa plano de retomada gradual e 66 mil pessoas voltam ao trabalho nesta segunda-feira, 1º
Governador do Estado afirmou que ainda não há data exata para as próximas fases, já que reabertura dependerá dos resultados da saúdeO governador do Ceará, Camilo Santana (PT), oficializou nesta quinta-feira, 28, em live realizada em suas redes sociais, o plano de retomada gradual da atividade econômica no Ceará. Conforme o chefe do executivo estadual, 66,9 mil pessoas voltarão ao trabalho nesta segunda-feira, 1º, quando se inicia a fase de transição do plano (etapa 0). A próxima etapa ainda não tem data exata, pois dependerá dos resultados da saúde.
Porém, a previsão é que, se os índices de saúde responderem bem, a cada 14 dias deve haver nova fase de reabertura gradual, começando a última etapa no dia 20 de julho deste ano. Segundo expectativa do governo, na etapa 1 haverá retorno de mais 85,6 mil postos de trabalho, seguida de 131,3 mil na fase 2; 175,155 mil na terceira; e 123,1 mil na última.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Hoje, o Estado apresenta 889,3 mil empregos ativos, conforme dados governo e, ao fim das cinco etapas, a expectativa é que 1,47 milhão de trabalhadores estejam em seus empregos.
Veja a previsão de retorno do emprego no Estado
Veja o que retorna em cada fase
As fases são definidas baseadas em critérios que O POVO havia antecipado
1. Baseado em riscos sanitários
Primeira fase = Baixo risco
Quarta fase = Alto risco
2. Baseado em aspectos econômicos e sociais
Primeira fase = Alto impacto
Segunda fase = Baixo impacto
Camilo anunciou a renovação do decreto de isolamento social em todo o Estado. Por recomendação da Secretaria da Saúde, será sugerido ou determinado que alguns municípios do Interior adotem isolamento mais estrito, como ocorreu na Capital.
O secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o doutor Cabeto, disse que o isolamento causou redução significativa do número de casos de Covid-19 e também do número de óbitos.