Procon já possui mais de 20 mil pedidos de renegociações em Fortaleza
A intensificação do serviço de renegociação de dívidas, por meio da ferramente Negocie Procon, é o motivador do alto número de buscas por revisão de dívidas
18:14 | Mai. 04, 2020
O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) já possui mais de 20 mil pedidos de renegociação de dívidas em Fortaleza. A informação foi dada nesta segunda-feira, 4, por Cláudia Santos, diretora do órgão na Capital, durante o programa AGIR - Todos Contra Coronavírus, da Rádio O POVO CBN.
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A intensificação do serviço de renegociação de dívidas, por meio da ferramente Negocie Procon, é o motivador do alto número de buscas por revisão de dívidas. Via WhatsApp, pelos números (85) 98439.6661 e (85) 98896.8888, é possível entrar em contato e negociar contas relacionadas a bancos, financeiras, operadoras de cartão de crédito, operadoras de telefonia e internet e concessionária de água e luz. O programa funcionará apenas durante a pandemia, devido a dificuldade de consumidores quanto ao acesso à determinadas empresas neste momento.
De acordo com Claudia, a equipe está dividida em duas: uma parte trabalhando em casa para demandas em que não é preciso estar presencialmente na empresa, e outra, em escala menor, na sede do Procon, para serviços que não podem ser feitos à distância.
Ainda nas ações aplicadas durante a pandemia está uma de fiscalização de preços em supermercados, farmácias distribuidoras e fábricas, para produtos como álcool em gel e máscara. “Nós continuamos recebendo as denúncias e elas são prioridade aqui”, afirma a diretora, ressaltando a parceria com a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), órgão que trabalha fiscalizando os estabelecimentos.
Mensalidade das escolas particulares
Além da dificuldade para contatar algumas empresas, neste momento outro fator tem incomodado a população: o preço das mensalidades em escolas particulares. Muitas não têm realizado o abatimento nos preços pedido por pais de alunos e isso tem pesado no bolso. Esse tipo de reclamação não é feito pelo aplicativo, mas pode ser realizado por meio do portal da Prefeitura, no campo “defesa do consumidor”.
Após o registro da reclamação pedindo a negociação com estabelecimento, o Procon irá notificar escola e agendar audiência para um momento de conciliação entre as partes.
O que é o AGIR
Iniciativa da Fundação Demócrito Rocha, o projeto AGIR - Todos contra o coronavírus estreou no dia 21 de abril, com a missão de informar e prestar serviço sobre o novo coronavírus. A ação conta com entrevistas em transmissões ao vivo no Facebook e quadro diário na Rádio O POVO CBN, apresentado por Cliff Villar, de segunda a sexta-feira, às 10 horas.
A partir do dia 18 de maio dez áudio-cartilhas serão veiculadas, sendo seis destinadas ao Ensino Fundamental II e quatro para o jornalismo comunitário. Além disso, na mídia impressa serão publicamos cinco cadernos especiais nos dias 8, 14, 15, 21 e 22 de maio.
Ainda serão produzidos o total de 30 episódios de podcasts de dez minutos cada, 44 webinars de uma hora de duração e 18 webdocs de três minutos.