Prefeitura ainda não tem "proposta concreta" para roda-gigante na Beira-Mar

12:01 | Mai. 23, 2019

Maquete da roda-gigante na Praia de Iracema(foto: AmuseBR/Reprodução)>

Ainda é incerto o projeto que irá construir uma roda gigante no espigão da João Cordeiro, na Praia de Iracema. De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, ainda não há uma proposta de forma concreta que viabilize a construção. Em março deste ano, as primeiras imagens da maquete 3D foram divulgadas. Em abril último, o Governo Federal liberou a construção do equipamento.

O processo segue no quadrante de Parcerias Público-Privadas e Concessões de Fortaleza (PPPFor). Especializada em equipamentos de turismo, a empresa Amuse-BR elaborou o projeto, que deve custar até R$ 2,98 milhões, após estudo de viabilidade econômica. A empresa poderá participar de nova licitação para tocar a obra do futuro cartão-postal.

Se vencer o novo edital, a empresa poderá construir equipamento e explorar comercialmente desde que tenha uma quantidade específica de tempo para trabalhar. Conforme a cessão publicada no Diário Oficial da União (DOU) em abril último, o tempo vai passar de 20 para 38 anos. O período deve dar viabilidade econômica à parceira privada responsável. Investimento pode chegar a R$ 200 milhões.

A Secretaria do Patrimônio da União (SPU) está delegando ao Município o gerenciamento da orla, o que possibilita esse tipo de investimento. O recurso injetado será 100% privado, com retorno de Imposto Sobre Serviço (ISS).

De acordo com a Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor), a Prefeitura já lançou uma Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) e está "na expectativa de que apareça (ou não) investidor".