Participamos do

Black Friday será na próxima semana, sexta-feira, 23 de novembro (23/11)

Falta apenas uma semana para a Black Friday no Brasil
15:20 | Nov. 16, 2018
Autor Larissa Carvalho
Foto do autor
Larissa Carvalho Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Black Friday no Brasil ocorrerá daqui há uma semana, na próxima sexta-feira, 23 de novembro (23/11). A Black Friday é a oportunidade em que os consumidores podem encontrar no comércio liquidações de lojas físicas e online, com descontos durante período de 24 horas. É o momento também de inauguração das compras natalícias.
[FOTO1] 
Tendo tido início nos Estados Unidos, a Black Friday é celebrada na primeira sexta-feira após o Dia de Ação de Graças. Vários países aderiram a Black Friday, a exemplo de Austrália, Canadá, Colômbia, Brasil, México, Paraguai, Portugal e Reino Unido. No Brasil, as grandes ofertas desse período surgiram, oficialmente, em 2010, de acordo com a Revista Superinteressante.
 
Orientações
 
“A sugestão é o consumidor verificar efetivamente se o preço que está sendo cobrado ou se o desconto realmente é verdadeiro. Ou seja, se os preços não deram uma subida”, é o que considera o professor e pesquisador em finanças pessoais da Universidade Federal do Ceará (UFC) Érico Veras. O ideal seria era que o consumidor já tivesse vindo pesquisado há pelo um ou dois meses para avaliar se a promoção é realmente verdadeira na visão do professor.
 
O consumidor deve ainda avaliar duas questões importantes para o momento. A primeira é “se realmente eu estou precisando” e a segunda é “se eu posso comprar”, conforme orientações do professor Érico Veras. “Não é pelo fato de um item estar em promoção que eu estou em condições de comprar ou se eu preciso”, reitera. Caso o consumidor não esteja precisando do produto, estará gastando indevidamente. Já se houver necessidade e, mesmo assim, este não tenha condições de efetuar a compra, estará se endividando.
 
“Nós só devemos comprar algo no momento em que nós respondemos sim para duas perguntas: ‘Eu preciso?’ e ‘Eu posso?’. Dessa forma, o consumidor estará maximizando o uso dos seus recursos”, orienta Érico Veras. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente