Governo do Ceará recebe gigantes da tecnologia da informação para discutir parcerias com Estado
Na ocasião, o Palácio da Abolição contou com a presença dos diretores das empresas Amazon, IBM, Microsoft, Oracle, Mandic, Lanlink[FOTO1]
O Governador do Estado do Ceará Camilo Santana recebeu na manhã desta quinta-feira, 16, no Palácio da Abolição, os representantes das principais líderes mundiais de tecnologia da informação. Na ocasião participaram do encontro diretores das empresas Amazon, IBM, Microsoft, Oracle, Mandic, Lanlink, e representantes da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice). "Esse é um momento histórico para nós. Estamos reunindo o que há de melhor no mundo em tecnologia para discutir um projeto grandioso. Nosso foco é transformar o Ceará como um centro mundial de conectividade", afirma o governador.
"A nossa ideia é colocar toda a folha - e outros serviços - do Estado em nuvens. Queremos fazer do Ceará um estado digital, moderno. Temos a maior rede de escolas profissionalizantes e um leque muito grande de opções para a área de tecnologia da informação", concluiu Camilo Santana, destacando a importância do Cinturão do Digital para a formação de parcerias com as gigantes do setor.
O presidente da Etice, Adalberto Pessoa, falou sobre as tecnologias que já estão sendo desenvolvidas pelo estado e da necessidade de criação data centers, que possibilitem a capacitação da mão de obra, de investimentos em infraestrutura e da criação de programas que promovam incentivos à instalação e aceleração de startups e incentivos à computação em nuvem. “O Estado do Ceará busca uma transformação digital, visando atender com mais qualidade à população, e isso se faz com a mudança de processos e da adoção de novas tecnologias, considerando o Governo como pioneiro no projeto de transformação da tecnologia em todo País”, conclui.
Empresas
O diretor para o Setor Público da Amazon Brasil, Paulo Cunha, considerou o encontro um momento histórico. "Parabenizo o Governo do Ceará por essa importante iniciativa", disse.
"Eu considero que foram dois passos fundamentais, o primeiro da atração de empresas com capacidade de investir em tecnologia e, assim, o Estado vai poder pensar em ações e projetos para melhorar a gestão pública junto com a iniciativa privada, o próprio Governo e as universidades. O Ceará criou um ambiente favorável para atrair empresas de tecnologia da informação e agora está colhendo esses frutos", falouo vice-presidente da Oracle no Brasil, Gustavo Rabelo.
"A Microsoft reafirmou o compromisso com o Estado do Ceará e já iniciamos a formação novos profissionais de tecnologia em parceria com o governo. Vamos agora oferecer novas tecnologias para aumentar os investimentos em segurança pública e em saúde e assim vamos incentivar as startups locais a desenvolver soluções nessas áreas", citou a representante da Microsoft, Andrea Gimenes.
"A Mandic está apostando no projeto da Etice. Nesta reunião, nós podemos perceber o interesse, o potencial e a capacidade do Estado do Ceará em investir em ciência e tecnologia. Com isso, o Ceará nos oferece possibilidade de ampliar os investimentos da empresa apoiando a Etice no projeto de transformação digital do Estado", afirmou José Henrique Bermejo, diretor comercial da Mandic.