Cagece reajusta tarifas de água e esgoto em 30 dias
A revisão média de 12,9% começará a valer a partir do próximo dia 26 de junho. Segundo a Cagece, a revisão visa manter o equilíbrio financeiro da empresa
19:25 | Mai. 26, 2017
Em 30 dias - 26 de junho - a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) vai reajustar as tarifas de água e esgoto nos 151 municípios cearenses que atende. A revisão média será de 12,9%.
As agências reguladoras no Estado autorizaram a companhia a aplicar revisão ordinária de 17,23% na tarifa média praticada na prestação dos serviços, mas a Cagece resolveu aplicar menor percentual. Segundo a Companhia, é uma "forma de evitar um impacto financeiro no orçamento do cliente".
Ainda de acordo com a Cagece, a revisão tarifária visa manter o equilíbrio financeiro da empresa e leva em consideração aspectos como o aumento nos custos de produção e operação agravados pela crise hídrica, a redução gradativa no consumo de água observada em Fortaleza e Região Metropolitana. Além do aumento nos preços dos insumos.
A Cagece adota um modelo de estrutura tarifária progressiva, onde as tarifas são definidas de acordo com a categoria e a demanda de consumo de cada cliente. Ou seja, a tarifa torna-se mais cara, à medida em que o consumo aumenta.
A revisão ordinária foi autorizada pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (ARCE) – no caso dos municípios do interior; e Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle de Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (ACFOR) – no caso de Fortaleza.
Redação O POVO Online