Governo lança editais para parceria público-privada
Os editais são para manifestação de interesse para a realização de parcerias referentes aos projetos do Metrofor e da CageceA Secretaria das Cidades enviou para o Comitê Gestor da Parceria Público-Privado(PPP), da Secretaria de Planejamento e Gestão, dois editais para solicitação de manifestação de interesse para a realização de parcerias referentes aos projetos do Metrofor e Cagece.
Metrofor
O primeiro edital trata de uma proposta para a realização de uma PPP com o objetivo de operar e manter as linhas Sul e do VLT ( Veículo Leve sobre Trilhos) Parangaba-Mucuripe, em Fortaleza, e VLT Cariri e VLT Sobral.
O edital trata da solicitação de Manifestação de Interesse, para a apresentação de estudos de viabilidade técnica, econômico-financeira e jurídica, bem como projetos que contenham nível de detalhamento suficiente para a composição de um edital de contratação de PPP para as linhas Sul e VLT Parangaba/Mucuripe, em Fortaleza, VLT Cariri e VLT Sobral, no interior do estado.
Ainda sobre a realização de parcerias público privadas, o Metrofor, possui um outro projeto, intitulado PPP 2, que trata da construção e operação das Linha Leste e Oeste, formando uma única linha. A proposta já possui manifestação de interesse e atualmente está sendo elaborado o edital, que será concluído nos próximos meses, e seguirá os mesmos trâmites de publicação da PPP1.
Dessalinização de água do mar para RMF
Já o segundo, que compete à Cagece, vinculada da Secretária da Cidades, é referente a um sistema de dessalinização de água do mar para a Região Metropolitana de Fortaleza. As ações fazem parte do Programa de Concessões e Parcerias Público-Privadas do Governo do Estado do Ceará.
O edital refere-se a uma Manifestação de Interesse para a seleção de empresa que, individualmente ou em grupo, irá elaborar anteprojeto de dessalinização. Este projeto envolve estudos de viabilidade, levantamentos e pareceres referentes à concepção, ao financiamento, à implantação e à operação de Planta de dessalinização de água marinha com capacidade de 1 m3/s, para a Região Metropolitana de Fortaleza.
Após os estudos necessários, a Cagece irá licitar um parceiro privado que responderá pelo aporte dos recursos financeiros, implantação e operação da planta.
Redação O POVO Online
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente