Participamos do

Alíquota do IOF para compra de moeda estrangeira tem aumento

Foi divulgado nesta segunda-feira que a tributação em cima das operações de compra de moeda estrangeira em espécie passa de 0,38% para 1,1%. O aumento na arrecadação anual é estimado em R$ 2,377 bilhões.
10:57 | Mai. 02, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) deverá ser maior para compra de moeda estrangeira a partir desta segunda-feira. Conforme publicado no Diário Oficial da União, a alíquota para essas operações passa de 0,38% para 1,1%.

Os demais instrumentos utilizados para a aquisição de bens e serviços no exterior, como cartão de crédito, de débito ou pré-pago, permanecem com alíquota de 6,38%. O aumento na arrecadação anual está estimado em R$ 2,377 bilhões.

 

O texto também fixa alíquota zero do IOF para liquidações de operações simultâneas de câmbio para o ingresso no país de recursos para investimento direto em compras de ações. Esses investimentos são regulamentados pela lei 4.131.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

Redação O POVO Online com agências

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente