19 de abril é Dia dos Indígenas: curiosidades, origem e tudo sobre a data

19 de abril é Dia dos Indígenas: curiosidades, origem e tudo sobre a data

O Dia dos Povos Indígenas é celebrado em 19 de abril em reconhecimento à diversidade cultural e aos direitos dos mais de 1,6 milhão de indígenas no Brasil

O Dia dos Povos Indígenas, celebrado hoje, 19 de abril, é uma data voltada ao reconhecimento da diversidade étnica e cultural dos povos originários do Brasil. A celebração foi oficialmente renomeada em 2022, substituindo o antigo “Dia do Índio”, em uma tentativa de adotar uma linguagem mais representativa da pluralidade desses povos.

O 19 de abril foi escolhido por ter sido a data de realização do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, em 1940, na cidade de Pátzcuaro, no México. O evento reuniu representantes de diversas nações indígenas das Américas e delegações de governos latino-americanos. No Brasil, a comemoração foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas, em 1943, por meio do Decreto-Lei nº 5.540.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Segundo o Censo Demográfico de 2022, o Brasil conta com 1.693.535 pessoas autodeclaradas indígenas, o que representa 0,83% da população total do país. Esse número revela um crescimento de 88,82% em relação ao levantamento anterior, de 2010, que registrava 896.917 indígenas.

Ministra destaca trabalho inédito na proteção dos povos indígenas; SAIBA MAIS

Dia do Indígena: presença em quase todo o país

A população indígena está presente em 86% dos municípios brasileiros, com maior concentração na Região Norte. O estado do Amazonas lidera em números absolutos, com cerca de 490 mil indígenas. Entre os grupos mais numerosos estão os Guarani (mais de 85 mil pessoas), seguidos por Caingangues, Ticuna, Macuxi e Yanomami.

A cultura indígena brasileira é extremamente diversa, refletida em 305 povos diferentes e 274 línguas indígenas faladas em todo o território nacional. Muitas dessas línguas são exclusivas de pequenos grupos, o que ressalta a importância de políticas públicas voltadas à preservação cultural e linguística.

Dia do Indígena: avanços e desafios persistem

A taxa de alfabetização entre indígenas com 15 anos ou mais atingiu 84,9% em 2022, um aumento em relação aos 76,6% registrados em 2010. No entanto, esse índice ainda está abaixo da média nacional, que gira em torno de 93%.

No Rio, evento reúne 25 etnias e celebra Dia dos Povos Indígenas; CONFIRA

Dia do Indígena: reflexões e contribuições

A data também convida à reflexão sobre os obstáculos enfrentados pelos povos indígenas, como a demarcação de terras, o acesso a serviços públicos e a preservação ambiental, uma vez que muitos territórios indígenas coincidem com áreas de grande biodiversidade.

Práticas tradicionais — como o uso de pinturas corporais com urucum, a oralidade ancestral, o conhecimento botânico e as formas de organização comunitária — continuam sendo pilares de suas culturas. Os povos indígenas têm contribuído significativamente para a proteção dos ecossistemas e da biodiversidade brasileira, com práticas sustentáveis e saberes milenares.

O Dia dos Povos Indígenas é, portanto, uma oportunidade não apenas para celebrar essas contribuições, mas também para reafirmar o compromisso com os direitos constitucionais dos povos originários, respeitando sua autonomia, território e identidade.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar