Semana Santa: quando começa e o que aconteceu em cada dia?
Durante esse período as celebrações remontam a trajetória de Jesus no período, como o anúncio da morte e a traição de Judas; veja significados
A Semana Santa é considerada sagrada para os cristãos. O período é considerado pela Igreja Católica como diferente dos outros porque é um momento para meditação e aprofundamento da fé.
As datas mudam a cada ano, sendo calculada a partir da Quarta-feira de Cinzas, que ocorre após o Carnaval. Para determinar o Domingo de Páscoa, somam-se 46 dias à data da Quarta-feira de Cinzas e assim a Semana Santa é determinada.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Semana Santa: datas em 2025
A Semana Santa de 2025 começou nesse domingo, 13 de abril, com o Domingo de Ramos, e termina no domingo seguinte, 20 de abril, com o Domingo de Páscoa.
Semana Santa: o que aconteceu em cada dia?
Durante esse período, as leituras realizadas nas missas e os significados apresentam a trajetória de Jesus na semana, apontando o anúncio da morte e a traição de Judas, por exemplo.
Domingo de Ramos (13/04)
Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Domingo de Ramos abre a Semana Santa, pois celebra a entrada de Jesus Cristo, em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, a Morte e a Ressurreição.
Este domingo é chamado assim, porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão por onde o Senhor passaria montado num jumento.
Segunda-feira Santa (14/04)
Neste dia, proclama-se, durante a Missa, o Evangelho segundo São João. Seis dias antes da Páscoa, Jesus chega a Betânia para fazer a última visita aos amigos.
LEIA TAMBÉM | Papa Francisco diz que Igreja Católica deve adotar domingo fixo para a Páscoa
Terça-feira Santa (15/04)
A mensagem central deste dia passa pela Última Ceia, pois, segundo a Bíblia, Jesus sente e anuncia a traição de Judas e as fraquezas de Pedro.
Quarta-feira Santa (16/04)
Em muitas paróquias realiza-se a “Procissão do Encontro”, na qual os homens saem com a imagem de Nosso Senhor dos Passos e as mulheres saem de outro ponto com Nossa Senhora das Dores. Acontece, então, o encontro entre a Mãe e o Filho.
Quinta-feira Santa (17/04)
A data simboliza diversos acontecimentos para os católicos como a bênção dos santos óleos usados durante todo o ano pelas paróquias e a Santa Missa da Ceia do Senhor que dá início ao chamado Tríduo Pascal e faz memória da Última Ceia.
O Lava-pés também é um ritual litúrgico realizado durante a celebração da Quinta-feira Santa, quando recorda a última ceia na qual Jesus lava os pés dos discípulos para demostrar afeto e humildade.
LEIA TAMBÉM | Brasileiro ajuda a identificar texto apócrifo sobre infância de Jesus
Sexta-feira Santa (18/04)
A tarde da Sexta-feira Santa apresenta a morte de Cristo no Calvário. Há um ato simbólico expressivo e próprio deste dia: a veneração da santa cruz, momento em que esta é apresentada à comunidade.
A Sexta-feira da Paixão é o único dia na Igreja Católica do mundo inteiro em que não é celebrada missa.
Sábado Santo (19/04)
O Sábado Santo é o período em que Cristo está no sepulcro e acontece a Vigília pascal em que os fiéis mantêm acesas as lâmpadas em memória à passagem de Jesus da morte para a vida.
Domingo da Ressurreição (20/04)
Depois de morrer crucificado, o corpo de Jesus foi sepultado, ali permaneceu até a ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. A Igreja sugere que os fiéis celebrem com uma boa refeição, hinos alegres e mensagens de Páscoa.
Semana Santa: qual dia é feriado?
Apenas a Sexta-feira Santa, no dia 18 de abril, é considerada feriado nacional no Brasil. Embora o Domingo de Páscoa seja um evento importante, ele não é feriado nacional no Brasil.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente