11 de abril: há 71 anos acontecia o 'dia mais chato da história'; entenda motivo
Analisando cada dia do século XX e milhões de fatos, um algoritmo da Universidade de Cambridge descobriu que nada de notável aconteceu há exatos 71 anos
Em 11 de abril de 1954 algo certamente aconteceu em algum lugar. Ou talvez não… Pelo menos é o que diz um algoritmo desenvolvido pela Universidade de Cambridge, que considera a data como a “mais chata da história”.
Há mais de uma década, William Tunstall-Pedoe inventou um mecanismo de busca chamado True Knowledge (atualmente nomeado como Evi) que analisou mais de 300 milhões de fatos para encontrar esta data.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Por que 11 de abril de 1954 é o dia ‘mais chato da história’?
Usando um algoritmo para analisar cada dia do século XX, Tunstall-Pedoe descobriu que nada de notável aconteceu em 11 de abril de 1954.
“Tínhamos uma tecnologia com centenas de milhões de fatos sobre o mundo, então tínhamos uma quantidade enorme de conhecimento e muitos desses fatos se referiam a coisas que tinham datas associadas a elas”, disse ele à ABC após a descoberta.
Ele pesquisou e investigou todo o banco de dados para encontrar a data menos movimentada e menos notável. “Então, algumas coisas aconteceram, mas elas ressaltaram o quão chato foi. Não houve nenhum evento importante de qualquer tipo”.
Brasil é o 2º país mais feliz na América do Sul; VEJA ranking mundial
Dia mais chato da história: o que não aconteceu na data?
Os únicos “acontecimentos” da data são o nascimento de um professor de engenharia turco Abdullah Atalar e a morte de um atleta chamado Jack Shufflebotham, da Inglaterra. Nenhuma outra pessoa famosa nasceu ou morreu.
Além disso, não parece haver nenhuma notícia digna de nota no mundo todo. Nenhum evento importante no mercado de ações, eventos esportivos ou espaciais. Nenhum filme importante foi lançado naquele dia.
Desde a descoberta, muitas pessoas pesquisaram ou perguntaram a familiares sobre a data, mas até agora nada ainda foi relatado como acontecimento importante.
Apesar de Tunstall-Pedoe admitir que o termo “chato” não fosse o mais adequado, a análise foi considerada um marco curioso. Com o passar dos anos, o dia 11 de abril de 1954 apenas se tornou atípico, simplesmente por ser considerado o dia mais chato da história.
'Animal mais feio do mundo' é eleito peixe do ano na Nova Zelândia; CONFIRA
Dia menos chato da história existe?
Tunstall-Pedoe já disse ao Toronto Star que calcular o dia mais emocionante era complexo. “O dia mais emocionante é muito mais difícil”, disse ele.
“Afinal, temos duas guerras mundiais, assassinatos, bombas nucleares, homens pousando na Lua. É muito mais fácil calcular o dia menos agitado. Como você compararia os pousos na Lua com Pearl Harbor?”, afirmou.