Peixe alienígena? Animal capturado por pescador russo chama atenção por sua aparência; veja vídeo

Em publicação no Instagram, internautas chegaram a comparar o peixe com o personagem "Megamente". Confira vídeo

15:17 | Fev. 28, 2025

Por: David Andrade
O peixe foi capturado acidentamente no Oceano Pacífico. (foto: Reprodução/Redes Sociais)

Hollywood sempre nos fez acreditar que alienígenas vinham de fora da Terra. Filmes como E.T. (1982), Independence Day (1996) e Aliens (1986) criaram no imaginário popular a figura dos seres estranhos que, acidentalmente ou não, vêm parar no nosso planeta. Mas já imaginou pescar um desses exemplares?

Por mais que pareça apenas história de pescador, o russo Roman Fedortsov encontrou nas águas do Oceano Pacífico o que poderia facilmente ter saído de algum livro do escritor H.P. Lovecraft, ou ser um exemplar de um "mini-alienígena" vivendo na Terra

Em publicação no Instagram, Roman compartilhou imagens da "criatura estranha", que na verdade se trata de um peixe da espécie Aptocyclus ventricosus, conhecido como "smooth lumpfish" (peixe-caroço liso, em tradução livre para o português).

Peixe "alienígena" foi capturado no Oceano Pacífico Norte; confira o vídeo

Peixe "alienígena" ganha uma nova forma quando trazido à superfície

Pescado acidentalmente, o peixe de cor acinzentada se assemelha a uma noz, com dois bulbos na parte superior. Ainda que o animal lembre o personagem Megamente, ele não é assim em seu habitat natural.

Peixes que vivem em grandes profundidades, cerca de 200 metros a 2 mil metros abaixo da superfície ficam com o corpo deformado quando chegam à regiões rasas do oceano devido às bruscas mudanças de pressão submarina.

Na publicação no perfil do Instagram de Roman, usuários da rede social brincaram afirmando que o peixe se tratava de "um novo X-Men". Um outro internauta questionou se o animal foi pescado em Chernobyl.

LEIA MAIS | Vida marinha além de nossos olhos: conheça sete espécies misteriosas e raras

Peixes "diabo negro" e "do juízo final" apareceram na superfície do oceano em 2025

Fato é que esta não é a primeira vez que animais saem das profundezas do oceano e aparecem em regiões de superfície à luz do dia.

No dia 26 de janeiro, um exemplar do peixe "diabo negro" foi filmado nadando em regiões próximas da ilha de Tenerife, de domínio Espanhol. Pesquisadores concluíram que o animal se tratava de uma fêmea e que estava doente; por isso se encontrava tão longe da profundidade em que geralmente vive. O diabo-negro morreu logo após ter sido registrado.

Em 10 de fevereiro, foi a vez do "peixe do juízo final" dar as caras na superfície, desta vez em uma praia na Baixa Califórnia, no México.

Os "peixes-remo", como são chamados, podem chegar até 6 metros de comprimento. Estes animais raramente aparecem na superfície. A espécie ganhou o apelido de "peixe do juízo final" devido a uma antiga lenda japonesa que liga a aparição deste animal com grandes desastres naturais.

Das profundezas do mar
raramente visto por humanos
o peixe do juízo final!pic.twitter.com/ipp7iGe8BZ

— ueno (@u_0en0) February 19, 2025

Cerca de 20 peixes-remo apareceram no litoral japonês dias antes do Terremoto e Tsunami de Sendai, que devastou o Japão em 2011. O tremor de terra atingiu magnitude 9,1, sendo considerado o terceiro sismo mais forte já registrado.