Conclave: quais bispos brasileiros podem votar para a escolha de um papa?

Conclave: quais bispos brasileiros podem votar para a escolha de um papa?

Podem votar cardeais empossados e nomeados por Francisco que tenham menos de 80 anos na data do Conclave. Saiba quem são os brasileiros aptos atualmente

O filme "Conclave" é uma representação cinematográfica do processo de escolha de um novo papa e provocou instigação sobre o tema em muitas pessoas. Você já parou para pensar em quais cardeais brasileiros poderiam votar para escolher um novo papa?

Em 2022, dois novos brasileiros foram nomeados pelo papa Francisco e empossados cardeais da Igreja Católica: dom Leonardo Steiner, arcebispo manauara, e dom Paulo Cezar, arcebispo brasiliense.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Mais recentemente, em dezembro de 2024, Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre, também recebeu a honra do maior representante da Igreja Católica.

Quem pertence a esse grupo passa a ser parte do Conselho do Pontífice e da administração do Vaticano. Leonardo e Paulo receberam o título com outros 18 religiosos de diversos países do mundo, enquanto Jaime recebeu com outros 20.

Conclave: ENTENDA processo de eleição do papa retratado no filme

Conclave: quem são os brasileiros aptos a votar?

Além dos nomeados mais recentemente, outros quatro podem votar para a escolha de um novo papa, em um eventual Conclave. Saiba quem são:

  • Dom Odilo Scherer, 75 anos, arcebispo de São Paulo
  • Dom João Braz de Aviz, 77 anos, arcebispo emérito de Brasília
  • Dom Leonardo Steiner, 74 anos, arcebispo de Manaus
  • Dom Paulo Cezar Costa, 57 anos, arcebispo de Brasília
  • Dom Jaime Spengler, 64 anos, arcebispo de Porto Alegre
  • Dom Orani João Tempesta, 74 anos, arcebispo do Rio de Janeiro
  • Dom Sérgio da Rocha, 65 anos, arcebispo de Salvador

Conclave: como funciona a escolha?

O papa vigente pode nomear cardeais, os quais podem permanecer pelo Vaticano ou continuar os trabalhos em dioceses ao redor do mundo.

Em caso de renúncia ou morte do Papa, participam de uma eleição os cardeais de todo o mundo que possuem menos de 80 anos.

O Papa Francisco nomeou cerca de 80% dos atuais cardeais eleitores.

Alguns cardeais brasileiros mudaram o estado de votantes desde o último Conclave, em 2013. São eles:

  • Dom Raymundo Damasceno Assis, 88 anos, arcebispo de Aparecida
  • Dom Geraldo Majella Agnelo, falecido, arcebispo metropolitano de Salvador
  • Dom Claudio Hummes, falecido, arcebispo de São Paulo

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar