Ano Novo Chinês: quando começa e qual é o animal deste ano? Confira
O Ano Novo Chinês é celebrado como um festival anual de 15 dias na China e nas comunidades chinesas em todo o mundo. Veja mais sobre a celebração deste ano
18:18 | Jan. 28, 2025

O Ano Novo Chinês, também chamado de Ano Novo Lunar ou Festival da Primavera, acontece em janeiro de 2025. Mas ao contrário da grande parte das celebrações pelo mundo, a data muda todos os anos.
Os primeiros registros da comemoração não são exatos e alguns acreditam que a tradição se originou na Dinastia Shang, como uma forma de oferecer cerimônias em homenagem a deuses e ancestrais.
A história do ano novo lunar se estende por mais de 3.500 anos no território chinês e continua a manter suas festividades ao redor do mundo. Veja a seguir mais sobre as celebrações deste ano.
Ano Novo Chinês: quando começa?
O Ano Novo Chinês é celebrado como um festival anual de 15 dias na China e nas comunidades chinesas em todo o mundo. Ele é baseado no calendário lunar, ou seja, a partir dos 12 ciclos da Lua.
Nesse caso, o que marca a chegada do ano é a primeira Lua Nova após o solstício de inverno, com datas que podem variar. Em 2025, as celebrações começam nesta quarta-feira, 29 de janeiro.
Segundo Nonato Furtado, diretor brasileiro do Instituto Confúcio na Universidade Federal do Ceará (UFC), a celebração é um momento de renovação, união familiar e esperança.
Ano Novo Chinês: qual animal deste ano?
2025 será o “Ano da Serpente”, animal considerado um símbolo de sabedoria, introspecção e mistério. Na cultura chinesa, a serpente é associada a qualidades como a astúcia, a paciência e a capacidade de enxergar além do óbvio.
"Um ano regido pela serpente costuma ser interpretado como um período ideal para planejamento cuidadoso, análise e decisões estratégicas", explica Nonato.
Ano Novo Chinês: como é celebrado o Ano da Serpente?
É uma tradição das comemorações fazer alguns rituais para trazer a sorte e a prosperidade do ano que chega com fogos de artifício, roupas e decorações vermelhas. A cor é usada pois os chineses acreditam que ela afasta os espíritos malignos e a má sorte.
Muitas pessoas também se deslocam para suas cidades natais. Isso porque o período é marcado por reuniões familiares, troca de presentes e práticas tradicionais como danças, oferendas aos ancestrais e símbolos de boa sorte.
"Esses rituais ajudam a espantar maus espíritos e atrair boa sorte para o ano que começa. É uma época de renovação espiritual, com orações e ofertas nos templos, além de momentos de reflexão e gratidão", destaca o diretor do Instituto Confúcio.
LEIA MAIS | 10 curiosidades sobre o Ano Novo Chinês
Superstições do Ano Novo Chinês
Na cultura chinesa, 12 animais representam os anos lunares. Quando o ano atual repete a figura representativa do ano de nascimento, acredita-se que a pessoa possa ficar vulnerável ao azar ou ao mal.
Com isso, é comum pessoas do ano da Serpente usem roupas vermelhas, como cinto vermelho, cuecas vermelhas e meias vermelhas, para usar a fim de evitar espíritos malignos.
Por exemplo, os nascidos em 1929, 1941, 1953, 1965, 1977, 1989, 2001 e 2013 são aqueles que devem “se proteger” este ano.
Ano da Serpente: evite conflitos!
Nonato também esclarece que a serpente é um animal observador e estratégico, por isso que um ano regido por ela favorece quem age com calma e evita confrontos desnecessários.
Assim como a serpente pode ser venenosa, há um simbolismo ligado ao poder das palavras: "é um ano para ser cuidadoso com o que se diz, pois palavras mal escolhidas podem trazer má sorte", complementa.
Ano Novo Chinês: celebrações pelo Brasil
Apesar de não ser muito comum no Brasil, algumas cidades e instituições promovem celebrações voltadas ao ano novo chinês.
São Paulo
Em São Paulo, o maior centro sino-nipônico do Brasil, a festa é realizada na Praça da Liberdade. Durante os dias de festa há várias atrações no palco como mostras de Kung Fu, de pinturas e músicas chinesas, a tradicional Dança dos Leões, desfile de roupas típicas, entre muitas outras.
Há também programações especiais no Museu da Imigração, Teatro Gazeta e no Templo Zulai.
Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, a comemoração é feita na colônia oriental que existe no bairro de Santa Cruz. Também é comemorado por uma cooperação de chineses do bairro da Tijuca e na região da Saara.
Delícias do Oriente: CONHEÇA a riqueza da culinária asiática
Fortaleza
O Instituto Confúcio na Universidade Federal do Ceará também abrirá espaço para celebrações este ano. A programação conta com música tradicional, danças típicas, oficinas culturais, gastronomia chinesa e sorteio de brindes.
- Data: 29 de janeiro de 2025
- Horário: 16h
- Local: Instituto Confúcio na UFC - Rua Dr. Abdenago Rocha Lima, s/n – Campus do Pici (entrada pela Seara da Ciência)
Ano Novo Chinês: veja ordem dos animais
Os ciclos de 12 anos são amplamente respeitados e influenciam diversas práticas culturais. Conheça a ordem dos animais:
- Rato
- Boi
- Tigre
- Coelho
- Dragão
- Serpente
- Cavalo
- Cabra
- Macaco
- Galo
- Cão
- Porco