Rússia comemora o Ano-Novo 11 vezes em um dia; entenda
País transcontinental é cortado por 11 fusos-horários e comemora o Ano-Novo seguindo este padrão. Entenda por quêO maior país do mundo em extensão territorial, a Rússia comemora o Ano-Novo durante praticamente um dia inteiro. Isso porque o país é cortado por 11 fusos-horários.
Para comparação, quando é meio-dia do dia 31 de dezembro na capital Moscou, já são 9 horas da noite nas cidades do extremo leste.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Já o Brasil possui apenas quatro fusos, com uma hora de diferença entre eles: o Horário de Fernando de Noronha, o Horário de Brasília - que abrange a maior parte do território -, o Horário do Amazonas e o Horário do Acre.
VEJA os horários da virada de ano em cada fuso horário do planeta; e os locais
Qual é o país com mais fusos-horários?
Apesar de comemorar o Ano-Novo 11 vezes, a Rússia não é o país com mais fusos-horários. Esse é título da França, que possui 12 fusos, devido aos seus departamentos ultramarinos na América do Sul e Pacífico: Guiana Francesa, Guadalupe, Martinica, Mayotte e Reunião.
Rússia comemora o ano-novo 11 vezes: veja relação com o fuso horário brasileiro
A região que abrange Chukotka, Magadan e Kamtchatka comemora a chegada do novo ano quando no Brasil ainda são 10 horas da manhã. Em seguida, é a vez da região da Lacútia, que ocupa três fusos horários e comemora o ano-novo quando os brasileiros estão almoçando, às 12 horas.
Duas horas depois, é a vez da região que abrange Krasnoiarsk, Kuva, Altai e Novosibirsk. Os vizinhos, por exemplo a cidade de Omsk, no oeste da Sibéria, comemora o Réveillon, às 15 horas do Brasil.
Em seguida, a região das províncias de Iamália-Nenétsia até Oremburgo, na Ásia Central Russa, às 16 horas (horário de Brasília). Uma hora depois,é a região próxima das províncias de Volgogrado, Astracã e Saratov.
Por último, vem a vez da região de Leningrado, passando pela capital Moscou, e chegando até o sul, na região que faz fronteira com a Ucrânia e a Turquia. Essas regiões comemoram o novo ano às 18 horas no Brasil.
Como são os países que não obedecem o fuso-horário internacional?
Em 1884, a Conferência Internacional dos Meridianos dividiu o mundo em 24 faixas de tempo. Essas linhas imaginárias, que cortam o planeta de leste a oeste, determinam os fusos horários de cada região.
O objetivo desta divisão é padronizar os horários no planeta. Assim, os países mais extensos possuem mais fusos-horários.
No entanto, nem todos os países seguem este padrão, como a China, que obriga todos os relógios do país a serem ajustados conforme o da capital Pequim. Uma das consequências para este tipo de determinação é que os habitantes da região oeste, que na maior parte do ano só vêem o Sol nascer às 9 da manhã.