Anel de quase dois mil anos com imagem de "Vênus Vitoriosa" é descoberto na França

Anel com imagem de Vênus foi descoberto em "excepcional estado de preservação"

17:17 | Dez. 26, 2024

Por: Guilherme Martins
Anel de quase dois mil anos é descoberto na França (foto: Divulgação/Inrap)

Um anel de quase dois mil anos com uma escultura de “Vênus Vitoriosa”, deusa romana atrelada a vitórias em guerra, foi descoberto por arqueólogos na França. O artefato de 1.800 anos foi encontrado pelo Instituto Nacional Francês de Pesquisa Arqueológica Preventiva (INRAP) em “excepcional estado de preservação”. O anel foi encontrado próximo à comuna francesa de Pacé, na região de Bretanha.

Segundo o INRAP, a pedra do artefato traz Vênus Victrix, “Vênus, a Vitoriosa” em tradução literal. O instituto comunicou ainda que a pedra se trata de um nicolo, ônix cortado de modo que uma camada azulada fique sobre uma camada espessa de preto. Essas informações foram publicadas em um comunicado do INRAP no dia 19 de dezembro.

Anel de quase dois mil anos pertence ao período do império romano 

Conforme as estimativas, o anel pertence ao período do império romano e deve ser do século II ou III d.C.. O artefato foi encontrado em uma estrada romana que continha sulcos, marcas no solo deixadas por veículos com rodas. A origem do anel ou como ele acabou parando na estrada romana, no entanto, permanece uma incógnita.

Os arqueólogos também localizaram escombros de uma aldeia medieval, de aproximadamente 1.300 anos. No local foram achados restos de casas, campos agrícolas, pastagens e silos de armazenamento. Outra descoberta também colocada como “excepcional” foi uma dúzia de moedas que datam do dos séculos IX a X d.C., período do império Carolíngio.

Confira notícias relacionadas