Para quebrar o gelo: veja curiosidades sobre o Natal para falar na ceia
Faltou assunto durante a ceia? Veja alguns fatos curiosos sobre alimentos de Natal e também sobre tradições desta épocaA ceia de Natal é um momento especial em algumas famílias que buscam celebrar a união ao compartilhar uma refeição. No entanto, também pode ser um momento difícil para algumas pessoas tendo que socializar e "quebrar o gelo".
Uma boa opção é compartilhar algumas curiosidades sobre a data para animar a conversa e deixar o clima mais leve e divertido.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O POVO separou então informações interessantes sobre comidas e tradições natalinas, confira abaixo.
Curiosidades sobre comidas natalinas
Para que assunto melhor durante a ceia do que falar sobre comida? Veja alguns fatos curiosos sobre alimentos típicos do período.
Qual a diferença entre peru e chester?
O chester, fiesta ou supreme é um frango criado com uma técnica de cruzamento para ter mais carne no peito e nas coxas. É um corte mais suculento e menos fibroso, o que o torna muito popular em festas por ser mais simples e mais rápido de preparar.
Já o peru é uma ave maior e mais tradicional nas ceias de Natal, com carne mais fibrosa e seca, especialmente no peito, exigindo maior tempo de preparo e maior cuidado para manter a suculência.
Salpicão… com frutos-do-mar?
O salpicão de frango tem presença garantida nas festas familiares e nos menus de Natal. O nome “salpicão” deriva da palavra espanhola “salpicón”, referindo-se a pratos preparados com mistura de ingredientes frios, cozidos e picados.
No Brasil, o salpicão se tornou uma salada muito especial com frango, que pode ser servida como aperitivo ou acompanhamento. Mas em algumas culturas, como na Espanha, é típico comer “salpicón” de frutos-do-mar durante as festividades.
Panetone surgiu com erro de um padeiro
O panetone, um dos doces mais tradicionais da ceia de Natal, tem origem em Milão, na Itália. O nome "Panetone" vem de "panetto", que significa "pão grande".
A história diz que um jovem padeiro chamado Toni, que trabalhava para um nobre milanês, inventou o bolo de Natal quando acidentalmente colocou ingredientes como frutas cristalizadas e passas em uma massa simples.
Ceia de Natal: o que servir? VEJA 7 receitas tradicionais
Curiosidades sobre o Natal ao redor do mundo
Em alguns países a celebração de Natal não é tão relevante, mas em outros costumes inusitados chamam atenção e podem render boas risadas durante a ceia, veja:
Picles na decoração natalina
Na Alemanha e nos Estados Unidos a decoração pode ganhar um inusitado elemento decorativo: picles. Essa tradição consiste em ocultar um pepino na árvore de Natal e quem encontrar primeiro o enfeite na manhã do dia 25 de dezembro ganha um presente extra ou tem sorte durante todo o ano seguinte.
Pessoas vão para missas de patins
Na Venezuela, especialmente na capital Caracas, é uma tradição ir à missa de Natal usando patins. As ruas ficam fechadas para os carros na manhã de 24 de dezembro e as pessoas se deslocam para a igreja nesse horário usando patins.
Vassouras escondidas para evitar bruxas
Na Noruega, os supersticiosos acreditam que, ao esconder todas as vassouras de uma casa, evita-se a visita indesejada de bruxas e espíritos travessos que saem na véspera de Natal, roubando os itens para voarem.
Natal em janeiro? ENTENDA por que cristãos ortodoxos celebram o nascimento de Jesus em outra data
Curiosidades sobre tradições natalinas
Muitas tradições atravessam algumas religiões e tem origens que remontam a Idade Média. Confira algumas delas:
De onde surgiu a tradição da Missa do Galo?
A tradição da missa do galo tem origem na Idade Média, na Europa, especialmente entre os povos cristãos. Acredita-se que a missa começou a ser celebrada na véspera de Natal, à meia-noite, para simbolizar o momento exato do nascimento de Jesus.
O nome "missa do galo" vem do costume de os fiéis se reunirem para a missa noturna, muitas vezes após o jantar, e o "galo" pode ser uma referência ao canto do galo ao amanhecer, simbolizando a luz que nasce com o Cristo.
Árvore de Natal surgiu na Alemanha
A tradição de decorar árvores de Natal começou na Alemanha no século XVI. Martinho Lutero, um dos reformadores protestantes, teria sido o primeiro a colocar velas em uma árvore para representar as estrelas do céu.
A tradição foi espalhada pela Europa e, no século XIX, se popularizou na Inglaterra e nos Estados Unidos, com a introdução de enfeites modernos como bolas, guirlandas e, mais tarde, luzes elétricas.
LEIA TAMBÉM | Bombeiros dão dicas para cuidados com decoração natalina
A Estrela de Belém pode ter existido mesmo
Símbolo tradicional para os cristãos, a Estrela de Belém mencionada na Bíblia pode ter se tratado de um fenômeno astronômico observado no período do nascimento de Jesus.
Acredita-se que a Estrela de Belém foi um fenômeno chamado conjunção, em que planetas, estrelas e a Lua se alinham com a Terra e o Sol, causando um efeito luminoso de grande intensidade.