Natal em ritmo de nostalgia: confira lista de músicas que nunca saem de moda
Do inglês ao espanhol, as canções consideradas clássicas ganham versões nas mais variadas línguas e crescem nas playlists internacionais; veja listaAssim como decorar a árvore e preparar uma ceia farta são tradições do Natal, ouvir canções natalinas também marcam o mês de dezembro.
Diversos artistas ao redor do mundo se dedicam na produção de álbuns e músicas temáticas da época festiva marcada por símbolos religiosos e aproximação familiar. Os sinos, coro de vozes e os instrumentos acústicos, são elementos dessas músicas que reforçam a energia do natal.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Do inglês ao espanhol, as canções consideradas clássicas ganham versões nas mais variadas línguas e crescem nas playlists internacionais. Nos rankings musicais, da Billboard e Spotify, por exemplo, essas produções emplacam as maiores colocações no decorrer do fim de ano.
A seguir, O POVO selecionou as músicas que já são consideradas “hits” do dia 25 de dezembro; veja:
All I Want for christmas is you (1994) – Mariah Carey
Lançada logo no início da carreira, a música “All I Want for Christmas Is You” da cantora pop norte-americana Mariah Carey é uma das referências do período. A peça complementa o disco de natal “Merry Christmas” lançado em 1994, que, além de canções autorais, é repleto de covers de outros clássicos.
Seu desempenho foi bom desde a época de lançamento, no entanto, o destaque começou nos ano 2000, após a aparição no filme “O amor acontece”. Com a era digital a presença da música nos charts foi cada vez mais forte até chegar no topo da Billboard Hot 100 em 2019. Esse ranking, que seleciona as músicas mais tocadas do momento, mostrou que nos últimos seis anos, a cantora atingiu por pelo menos uma semana em primeiro lugar com o single.
Rockin’ Around The Christmas Tree (1958) – Brenda Lee
Aos 13 anos de idade, a cantora Brenda Lee foi a voz responsável por gravar o clássico “Rockin’ Around The Christmas Tree”. No período de lançamento, a música obteve um desempenho moderado, mas ao longo das décadas esteve na trilha sonora de produções cinematográficas marcantes, como no filme “Esqueceram de mim” (1990).
Cantada pela “Little Miss Dynamite”, a música esteve entre as melhores posições nos rankings depois de 65 anos de seu lançamento. O hit foi a primeira música natalina no topo da Billboard Hot 100 em 2023, antes mesmo da tradicional colocada Mariah Carey.
Last Christmas (1994) – Wham!
Lançado no mesmo ano do clássico natalino “All I Want for Christmas”, a produção é da dupla britânica Wham! Diferente do que se espera para músicas natalinas, letras comemorativas e românticas, a canção fala sobre uma decepção amorosa de Natal. Além da dupla, diversos artistas fizeram seus covers de “Last Christmas". Taylor Swift, Ariana Grande, Backstreet Boys e Meghan Trainor integram a lista de regravação.
Jingle Bell Rock (1957) – Bobby Helms
“Jingle Bell Rock” é provavelmente uma das canções natalinas mais antigas e populares mundialmente. Originalmente foi cantada por Bobby Helms, mas assim como os outros hits, recebeu versões de outros ícones da música, como Billy Idol e Michael Bublé. A canção também está presente em uma das cenas mais conhecidas do filme “Meninas Malvadas” (2004), protagonizado por Lindsay Lohan.
O clima natalino com luzes brilhantes, sons de sinos e neve por todo lado é descrito na canção interpretada por Helms. A mensagem que ela traz é a celebração do feriado e das tradições da época;
Feliz Navidad (1970) – José Feliciano
Diferente das anteriores, “Feliz Navidad” é cantada em dois idiomas simultaneamente – inglês e espanhol. O intérprete da música é o porto-riquenho José Feliciano, que utilizou tanto sua língua natal quanto a mais falada no mundo para desejar feliz natal a todos. A música com mais de 50 anos de existência continua a contagiar o público em épocas festivas pelo seu ritmo animado.
Então é Natal (1995) – Simone
“Então é Natal, e o que você fez?” é uma frase popular para iniciar as resoluções de Ano Novo e representa um dos clássicos da música brasileira. A música cantada por Simone é tradução de "Happy XMax (War Is Over)", uma composição de John Lennon e Yoko Ono escrita na década de 1970.
A versão em português foi lançada pela cantora em 1995, no álbum intitulado “25 de Dezembro”, juntamente a outras dez músicas natalinas. Uma curiosidade na escolha da data para divulgação do álbum é que além do tradicional feriado cristão, também é o dia do aniversário de Simone. No Brasil, esse foi o primeiro disco formado somente com canções de Natal e a faixa “Então é Natal” ganhou uma nova mixagem em 2021.
Leia mais
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente