Por que os gatos têm pelo laranja? Estudos buscam origem genética

Dois estudos preliminares, realizados no Japão e nos Estados Unidos, buscam identificar as origens genéticas do pelo laranja nos felinos

Lembrados pelo icônico personagem Garfield, do cartunista Jim Davis, a chave genética dos gatos de pelagem laranja pode ter sido desvendada. Ao menos é o que indicam duas pesquisas preliminares independentes, realizadas no Japão e nos Estados Unidos.

As descobertas foram publicadas no repositório bioRxiv, responsável por pré-publicações de artigos não revisados por pares no campo de ciências biológicas. Isso significa que os estudos ainda serão validados por outros cientistas para garantir a qualidade das descobertas.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Apesar de trabalhos separados, as equipes chegaram à conclusão de que variações genéticas em seus cromossomos X podem explicar a coloração alaranjada dos felinos.

“Nosso trabalho fornece uma explicação para o motivo pelo qual os gatos laranja são uma espécie de unicórnio genético”, diz Kelly McGowan, geneticista da Universidade de Stanford que participou do estudo norte-americano, para a revista Newsweek.

Gatos são 'líquidos'? A resposta de um estudo é: quase; ENTENDA motivo

De acordo com a Science Magazine, na maioria dos mamíferos, incluindo humanos, “o cabelo ruivo é causado por mutações em uma proteína da superfície celular, Mc1r”. Contudo, o gene que codifica Mc1r não parecia explicar o tom alaranjado nos gatos.

Os estudos, que ainda aguardam revisão, indicam que a explicação para os felinos está em outro lugar: no gene chamado Arhgap36, uma proteína no cromossomo X.

Vacinação de cães e gatos contra raiva ocorre até 27 de dezembro | CONFIRA

Por que os gatos têm pelo laranja? Entenda explicação dos estudos preliminares

No estudo norte-americano, a equipe do pesquisador Greg Barsh, geneticista da Universidade de Stanford, coletou amostras de pele de quatro fetos de gatos laranja e quatro não-laranja em clínicas de castração.

Com o objetivo de determinar como células individuais da pele expressam genes, os pesquisadores realizaram a medição da quantidade de RNA que cada melanócito (a célula especializada em produzir melanina) estava produzindo e determinaram o gene que ele codificava.

Segundo informe da Science, a descoberta chegou ao seu ponto alto quando os pesquisadores descobriram que os melanócitos de gatos laranja produziram 13 vezes mais RNA do gene Arhgap36.

Por outro lado, ao analisarem a sequência genética do Arhgap36, não encontraram nenhuma mutação no DNA que codifica a proteína.

“Em vez disso, eles descobriram que os gatos laranja estavam sem um trecho próximo de DNA que não afetava os componentes de aminoácidos da proteína, mas poderia estar envolvido na regulação de quanto dela a célula produzia”, explica a revista científica.

Por que os gatos miam mais para humanos do que para outros gatos | SAIBA MAIS

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar