Presépio de Natal: qual o dia certo para montar a decoração em 2024?
Conheça a relação entre o momento para decorar a casa com itens natalinos e a chegada do Advento, além da data estipulada para montagem do presépioCom a proximidade do mês de dezembro, o interesse em distribuir as decorações natalinas ao redor da casa pode ser motivo de dúvida. Afinal, qual seria o momento certo para montar os itens de Natal e esperar a chegada da data comemorativa?
A tradição cristã estabelece um período específico para que os primeiros ornamentos sejam afixados nos lares, conhecido por “Advento”. O termo faz referência ao tempo litúrgico que antecede o Natal e funciona como uma espécie de “contagem regressiva”.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Como é a segunda maior festa do catolicismo - menor apenas que a Páscoa -, o Natal, por ser tão grandioso, precisa de um tempo de preparação”, explica o padre Sílvio Scopel. “Nós cristãos meditamos, refletimos na encarnação do verbo durante quatro semanas”.
Confira quando é o momento ideal para a montagem das decorações e do presépio de Natal em 2024.
Natal: o que acontece em países que não celebram ou consideram a data um crime? ENTENDA
Presépio de Natal: quando montar a decoração?
O sacerdote destaca que o Advento possui o significado de “tempo de espera”, ou seja, um período de preparação para a vinda do Senhor.
“Nas duas primeiras semanas (do Advento), nos preparamos para a segunda vinda de Jesus. Na terceira semana, que é chamado ‘domingo gaudete’ (significa em latim: ‘alegria’; ‘alegrai-vos no Senhor’), nós celebramos a alegria, porque o Natal do Senhor já está próximo”, diz.
Nesse momento, reflete o padre Scopel, o presépio de Natal pode começar a ser montado. “Mas ainda sem a imagem do Menino Jesus”, ressalta.
No calendário de 2024, a semana do Advento começará no domingo, 1º de dezembro. Já o Domingo Gaudete, está previsto para 15 de dezembro.
“Nós preparamos o presépio e vamos diante dele para rezar. E ali está faltando quem? A imagem do Menino Jesus”, explica. “Então o nosso coração, junto com o da Virgem Maria, de São José, dos reis magos,dos pastores, dos animais que representam toda a criação, vai se enchendo de expectativa para receber o filho de Deus”.
O momento correto seria, no dia 24 de dezembro, colocar a imagem do Menino Jesus sob a manjedoura.
Natal em janeiro? ENTENDA por que cristãos ortodoxos celebram o nascimento de Jesus em outra data
Quando montar as outras decorações?
As decorações de Natal podem ser distribuídas nas casas a partir do primeiro domingo do Advento. Em 2024, a data se refere a 1º de dezembro, mas a partir da tarde do sábado, 30 de novembro, já é possível começar.
“A casa, a Igreja, o estabelecimento comercial, podem ser organizados com alguns sinais. E, depois do dia 16 (de dezembro, data próxima para ‘domingo gaudete’), a casa se arruma de modo, digamos, mais eloquente”, descreve.
É nesse momento que elementos conhecidos fazem a sua aparição oficial, como o presépio (ainda sem o Menino Jesus) e a árvore de Natal, que simboliza o carvalho, a “perenidade da presença de Deus”.
A tradição de produzir a escada do Advento, ou a coroa do Advento, também pode ser uma opção. A prática, vinda dos monges da Alemanha, representa a eternidade de Deus e a vinda de Jesus.
O sacerdote ainda destaca que o acolhimento de Jesus Cristo durante o período, por meio de “oração, do estudo aprofundado da palavra de Deus, da penitência, do jejum, da caridade e das obras de misericórdia, é a melhor preparação para o Advento”.
“Uma vez nos preparando interiormente, podemos começar em casa”, finaliza.
1º domingo do Advento
É adornado por alguns sinais, algumas frases, o início do presépio, com a imagem dos Reis Magos caminhando para chegar lá, por exemplo.
“A Coroa, ou a escada do Advento, já pode começar ali, no primeiro domingo, ou na tarde do sábado que antecede o primeiro domingo”, adiciona o padre Sílvio Scopel.
A partir do dia 16 de dezembro (em 2024, o domingo será 15 de dezembro)
Nesse contexto, uma preparação mais notória já pode ser estabelecida na data: “Com a árvore de Natal e com o presépio”.
24 de dezembro
A finalização da apresentação, com a imagem do Menino Jesus depositada sob a manjedoura.
Presépio de Natal: quando é hora de desmontar?
O desmonte dos itens natalinos, como a árvore de Natal, começa no Dia de Reis, celebrado em 6 de janeiro. A data é uma referência aos três Reis Magos que visitaram o Menino Jesus, guiados pela estrela de Belém.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente