Árvore de Natal: quando montar a decoração em 2024? Veja tradição e dicas

Saiba como o advento influencia na data ideal para iniciar as decorações natalinas e confira dicas de uma decoradora para personalizar o espaço no Natal

Montar ou não montar a árvore de Natal: eis a questão. A data comemorativa ainda nem chegou, mas o momento ideal de espalhar as decorações natalinas pode ser motivo de dúvida para quem não vê a hora de se reunir com a família e os amigos.

A tradição cristã indica um período específico para que os primeiros ornamentos possam adornar os lares, conhecido por “Advento”. O termo faz referência ao tempo litúrgico que antecede o Natal e funciona como uma espécie de “contagem regressiva”.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Confira quando é o momento ideal para montar a sua árvore de Natal em 2024.

Natal de Luz homenageia cartunista cearense e terá presença do padre Fábio de Melo | VEJA

Árvore de Natal: quando montar a decoração?

O Advento é um período estabelecido pelos quatro domingos consecutivos que antecedem o Natal em cada ano, ou seja, também é considerado uma data móvel.

O momento procura começar com o domingo mais próximo da festa de Santo André (30 de novembro) e se estende até a véspera de Natal (24 de dezembro), incluindo preparações para celebrar o nascimento de Jesus Cristo.

Seguindo os costumes cristãos, as decorações em 2024 devem ser iniciadas em 1º de dezembro (domingo), o primeiro dia do Advento.

Natal: CONFIRA 4 ideias de decorações natalinas

O que é calendário do Advento?

Ao falar sobre o período, outra tradição - esta de origem alemã - pode aparecer: o calendário do Advento.

O produto é uma contagem até o Natal e pode ser vendido em diversos formatos, com pequenas “janelas” ou “portas” para indicar cada dia. Além disso, cada uma pode conter pequenos brindes (doces ou brinquedos) para as crianças.

O conceito vem do século XIX, quando os protestantes na Alemanha marcavam os dias até a celebração natalina com linhas nas paredes ou queimando uma vela por dia. Mas a sua versão impressa começou graças a Gerhard Lang.

Lang foi inspirado pelas memórias de sua infância, quando sua mãe costurava 24 biscoitos na tampa de uma caixa e deixava o filho comer um por dia.

Árvore de Natal: quais itens estão em alta?

A decoradora Olivia Mara, responsável pela produção de ornamentações natalinas e sazonais desde 2015, destaca que os itens tradicionais da data comemorativa e as suas cores principais, o vermelho e o dourado, seguem em alta.

As esferas decorativas de Natal, usadas para enfeitar a árvore, e os laços vermelhos, em especial com a textura de veludo, são dois itens que chamaram a atenção das clientes. “Tudo sempre na cor vermelha. O que é mais pedido esse ano é o vermelho”, completa.

Árvore de Natal: decoração em apartamentos

“Hoje o mercado tem muitas opções”, começa Olivia. “Você pode optar por não ter uma árvore (de Natal) ou ter uma árvore de mesa, sob móveis, que ocuparia menos espaço”.

Os tamanhos tradicionais das árvores natalinas - cuja altura estimada pela decoradora chega a 1,80 m; 2,10 m e 2,40 m - podem comprometer a funcionalidade do ambiente, dependendo do espaço disposto para a decoração.

A solução para a falta de espaço é apostar em outros itens simbólicos da ocasião. “Decorar apenas com arranjos, guirlanda na porta, alguns elementos com o Papai Noel. Geralmente é o que a gente orienta”.

A decoradora também explica que, “apesar da gente viver numa terra que tem uma variedade de itens acessíveis”, objetos personalizados de Natal utilizando o artesanato local, o macramê e o bordado, por exemplo, não são muito demandados pela maioria de suas clientes no Ceará.

“Eu monto em média 60 a 80 árvores e, com raras exceções, é muito difícil uma cliente que foque nessa parte artesanal”, revela. Nesse caso, o foco é o modelo tradicional das decorações natalinas.

SAIBA MAIS | A origem da ceia de Natal e como a celebração mudou ao longo do tempo

Árvore de Natal: quando é hora de desmontar?

No Brasil, a decoração de Natal costuma ser retirada no Dia da Epifania ou Dia de Reis (6 de janeiro), momento em que os três Reis Magos encontraram e ofereceram presentes a Jesus Cristo após o seu nascimento.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar