Gatos são 'líquidos'? A resposta de um estudo é: quase; entenda motivo
Os felinos não mostraram hesitação ao lidar com experimentos em entradas pequenas, mas altura normal; confira estudo da ‘liquidez’ dos gatosSeja na pia, em caixas de papelão ou entrando em vasilhas pequenas, os gatos podem causar espanto nos tutores por sua flexibilidade ao se “encaixar” a objetos bem menores. Agora, uma pesquisa publicada no periódico iScience quer explicar a “liquidez” dos felinos.
Para chegar ao resultado, Péter Pongrácz, um etologista da Universidade Eötvös Loránd, localizada em Budapeste (Hungria), visitou várias casas com o objetivo de “testar a consciência corporal” dos gatos em aberturas gradualmente menores.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Pongrácz notou que os pets não tomavam decisões a priori quando se aproximavam de aberturas altas e estreitas, ou seja: aquelas que possuem a largura encolhida, mas mantém uma altura confortável.
“Não houve nenhuma desaceleração enquanto eles se espremiam”, disse o pesquisador ao portal da Science. “Eles não usam a consciência corporal neste caso — eles são basicamente como líquidos”.
Por outro lado, os bichanos hesitavam em se aproximar e entrar em aberturas desconfortavelmente curtas.
De sphynx ao birmanês: VEJA raças de gato que vivem por mais tempo
Gatos são líquidos? Pesquisador não é o primeiro a fazer proposição
Em 2017, o físico francês Marc-Antoine Fardin recebeu uma premiação por um estudo que também propôs a “liquidez” dos felinos. O Ignoble Nobel Prize (abreviado para Ig Nobel) homenageia achados peculiares entre cientistas.
O artigo de Fardin, intitulado “On the Rheology of Cats” (“Sobre a reologia dos gatos”, em tradução livre), argumenta que esses pets podem se adaptar ao formato do recipiente em que se sentam de forma semelhante a fluidos, como a água.
Em publicação para a PBS News, dos Estados Unidos, o físico define um líquido “como um material que adapta sua forma para se encaixar em um recipiente”.
“Se tomarmos gatos como exemplo, o fato é que eles podem adaptar sua forma ao recipiente se dermos tempo suficiente. Os gatos são, portanto, líquidos se dermos tempo para que se tornem líquidos”, explica.
A conclusão foi a de que os peludos são sólidos na maior parte do tempo, mas também podem ser líquidos, dependendo das circunstâncias ao seu redor.
Gato brasileiro de 1,3 m busca título de maior do mundo no Guinness | CONFIRA
Gatos são líquidos? Confira vídeo de físico sobre assunto
O estudo peculiar de Marc-Antoine Fardin rendeu um Ted Talk sobre o tema, disponível no YouTube. É possível assisti-lo com legendas geradas por tradução automática em português.
Savannah: o gato doméstico híbrido com genética selvagem | CONHEÇA