Gatos são 'líquidos'? A resposta de um estudo é: quase; entenda motivo

Os felinos não mostraram hesitação ao lidar com experimentos em entradas pequenas, mas altura normal; confira estudo da ‘liquidez’ dos gatos

Seja na pia, em caixas de papelão ou entrando em vasilhas pequenas, os gatos podem causar espanto nos tutores por sua flexibilidade ao se “encaixar” a objetos bem menores. Agora, uma pesquisa publicada no periódico iScience quer explicar a “liquidez” dos felinos.

Para chegar ao resultado, Péter Pongrácz, um etologista da Universidade Eötvös Loránd, localizada em Budapeste (Hungria), visitou várias casas com o objetivo de “testar a consciência corporal” dos gatos em aberturas gradualmente menores.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Pongrácz notou que os pets não tomavam decisões a priori quando se aproximavam de aberturas altas e estreitas, ou seja: aquelas que possuem a largura encolhida, mas mantém uma altura confortável.

“Não houve nenhuma desaceleração enquanto eles se espremiam”, disse o pesquisador ao portal da Science. “Eles não usam a consciência corporal neste caso — eles são basicamente como líquidos”.

Por outro lado, os bichanos hesitavam em se aproximar e entrar em aberturas desconfortavelmente curtas.

De sphynx ao birmanês: VEJA raças de gato que vivem por mais tempo

Gatos são líquidos? Pesquisador não é o primeiro a fazer proposição

Em 2017, o físico francês Marc-Antoine Fardin recebeu uma premiação por um estudo que também propôs a “liquidez” dos felinos. O Ignoble Nobel Prize (abreviado para Ig Nobel) homenageia achados peculiares entre cientistas.

O artigo de Fardin, intitulado “On the Rheology of Cats” (“Sobre a reologia dos gatos”, em tradução livre), argumenta que esses pets podem se adaptar ao formato do recipiente em que se sentam de forma semelhante a fluidos, como a água.

Em publicação para a PBS News, dos Estados Unidos, o físico define um líquido “como um material que adapta sua forma para se encaixar em um recipiente”.

“Se tomarmos gatos como exemplo, o fato é que eles podem adaptar sua forma ao recipiente se dermos tempo suficiente. Os gatos são, portanto, líquidos se dermos tempo para que se tornem líquidos”, explica.

A conclusão foi a de que os peludos são sólidos na maior parte do tempo, mas também podem ser líquidos, dependendo das circunstâncias ao seu redor.

Gato brasileiro de 1,3 m busca título de maior do mundo no Guinness | CONFIRA

Gatos são líquidos? Confira vídeo de físico sobre assunto

O estudo peculiar de Marc-Antoine Fardin rendeu um Ted Talk sobre o tema, disponível no YouTube. É possível assisti-lo com legendas geradas por tradução automática em português.

Veja direto no YouTube

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar