Por que o dia 1 de novembro é o Dia de Todos os Santos?
A data é celebrada pelos fiéis de muitas das igrejas da religião cristã. Veja algumas curiosidades sobre a data e o que algumas religiões celebram
09:14 | Nov. 01, 2024
No dia 1º de novembro, a Igreja celebra a Festa de Todos os Santos. A data é celebrada especialmente no catolicismo e acontece entre as festividades do Halloween e o Dia de Finados.
O Dia de Todos os Santos é dedicado a figuras canonizadas ao longo da história e àquelas que não o foram, mas que realizaram obras meritórias. Veja mais sobre a data.
Como surgiu o Dia de Todos os Santos?
A Solenidade de Todos os Santos começou no Oriente, no século IV. Depois, difundiu-se em datas diferentes. Em Roma, inicialmente em 13 de maio e na Inglaterra e Irlanda em 1º de novembro.
A celebração começou a tornar-se popular em toda a Europa. Mas foi o Papa Gregório III, que serviu de 731 a 741 que decidiu designar um dia fixo e universal para esta celebração, optando pelo 1° de novembro.
Dia de Todos os Santos e a relação com o Halloween
Não se sabe ao certo por que o Papa Gregório estabeleceu a data em novembro, mas acredita-se que pode ter sido porque já se comemorava algo parecido na Inglaterra naquele período do ano.
O Samhain (Festival semelhante que deu origem ao Halloween) era uma festa popular entre os povos celtas durante a cristianização da Grã-Bretanha. A Igreja britânica então teria tentado desviar esse interesse em costumes pagãos adicionando a comemoração cristã em 1° de novembro.
A própria grafia “Halloween” foi influenciada pelo cristianismo. Em 31 de outubro, acontecia uma vigília preparatória denominada de “All Hallow's Eve” (Véspera de Todos os Santos) e, com o passar dos anos, a palavra sofreu mudanças até se tornar Halloween.
Dia dos Mortos, Dia de Finados e Halloween: quais as diferenças? ENTENDA
O que se celebra no Dia de Todos os Santos?
A data foi estabelecida para prestar homenagem àqueles que, conforme a doutrina católica, viveram uma vida santa e foram declarados santos pela igreja.
Neste dia são lembrados aqueles que dedicaram a vida a Cristo e serviram com amor, sejam eles conhecidos ou não como santos, e que não tem um dia próprio.
Dia de Todos os Santos em algumas religiões
A data é celebrada pelos fiéis de muitas das igrejas da religião cristã, por ser herdada a partir da tradição apostólica.
Igreja Católica
Celebra a Festum Omnium Sanctorum (Festa de Todos os Santos). É dedicado a figuras que foram canonizadas ao longo da história, e também aquelas que não o foram, mas que realizaram obras meritórias.
Igreja Ortodoxa
Celebra a festividade no primeiro domingo depois do Pentecostes, fechando a época litúrgica da Páscoa, tal como a Igreja Católica Oriental.
Igreja Anglicana
Também celebra o dia de Todos os Santos com o mesmo significado que nas Igrejas Católica e Ortodoxa.
Igreja Luterana
O dia é celebrado principalmente para lembrar que todas as pessoas batizadas são santas e também aquelas pessoas que faleceram no ano que passou.
Oração para o Dia de Todos os Santos
"Ó, Deus, Onipotente e Eterno, que pela força do teu Espírito Santo, santificastes a vida de tantos fiéis que vos serviram ao longo de todos os tempos e em todos os lugares, testemunhando a vossa grandeza, amor e bondade, fazei que, pela poderosa intercessão de Todos os Santos, que vós bem conheceis, cheguemos nós também à graça da vida eterna junto de vós, na companhia de Vosso Santíssimo Filho Jesus Cristo, Nossa Senhora e Todos os Santos e Santas.
Todos os Santos de Deus, rogai por nós. Amém."