Dia 1º de novembro é feriado? Confira o que é celebrado

A data católica é celebrada antes do Dia de Finados, e possui um significado semelhante; saiba o significado do Dia de Todos os Santos

09:11 | Nov. 01, 2024

Por: Mariana Fernandes
O primeiro mártir cristão, Santo Estevão é lembrado em 1º de novembro (foto: Reprodução/Vatican News)

Nesta sexta-feira é celebrado na igreja católica o Dia de Todos os Santos. Sendo um dia antes do Dia dos Finados, a data também lembra os falecidos, mas sob um aspecto diferente.

O Dia de Todos os Santos homenageia os canonizados e mártires de Jesus Cristo e não é considerado feriado nacional. Contudo, algumas cidades têm datas comemorativas locais nesta data. Veja a origem da data e onde é feriado.

Três orações para o Dia de Todos os Santos; VEJA

Em quais cidades é feriado em 1º de novembro?

Algumas cidades do Brasil têm datas comemorativas no dia 1º de novembro. Duas cidades no estado de São Paulo e uma no Paraná comemoram o aniversário dos municípios.

As cidades de Itatiba e Taciba, em São Paulo, comemoram a Emancipação Política Municipal, sendo feriado de acordo com a Lei Orgânica Municipal. O mesmo ocorre com a cidade de Piên, no Paraná.

LEIA MAIS | Dia dos Mortos, Dia de Finados e Halloween: quais as diferenças?

1º de novembro: qual a origem do Dia de Todos os Santos?

A Solenidade de Todos os Santos começou no Oriente, no século IV. No início, a efeméride era comemorada em datas diferentes conforme o país: em Roma, no dia 13 de maio; na Inglaterra e Irlanda, a partir do século VIII, no dia 1º de novembro.

O Papa Gregório III, que serviu de 731 a 741, decidiu designar um dia para esta celebração. Assim, na capela de São Pedro, em Roma, ele proclamou o dia 1º de novembro como o Dia de Todos os Santos.