Dia dos Mortos, Dia de Finados e Halloween: quais as diferenças?
Marcada por fantasias e abóboras, a tradição do Halloween antecede outras celebrações voltadas para a morte. Veja semelhanças e diferenças entre elas
22:16 | Out. 30, 2024
O final do mês de outubro e início de novembro é um período que possui algumas datas especiais para diversas culturas ao redor do mundo. No dia 31 acontece o Halloween (Dia das Bruxas no Brasil), na véspera do Dia de Todos os Santos.
Já no dia seguinte é Dia de Finados e no mesmo período acontece o Dia dos Mortos, no México. Mas existe ligação entre essas datas? Qual a diferença entre elas? Confira a seguir.
Halloween (31 de outubro)
O Halloween é marcado por festas com decoração e fantasias inspiradas em personagens assustadores. Embora pareça ter um intuito diferente das datas que a sucedem, a festividade representava no passado a aproximação entre os celtas e o “outro mundo”, onde seria possível o contato com os mortos.
A grafia “Halloween”, como é conhecida atualmente, também foi influenciada pelo cristianismo. Em 31 de outubro, acontecia uma vigília preparatória denominada de “All Hallow's Eve” (Véspera de Todos os Santos, que acontece em 1° de novembro).
Com o passar do tempo, as tradições romanas e os costumes dos celtas foram integrados. Elementos de grupos neopagãos também adentraram na celebração e ela foi se tornando mais “assustadora e sobrenatural” como é atualmente.
Dia de Finados (2 de novembro)
O Dia de Finados é uma tradição quase inerente ao ser humano. É o dia em que se presta homenagem aos falecidos e se ora pelas suas almas. Diferentemente do Halloween e das festividades do dia dos mortos, a data é mais melancólica.
Os cristãos praticam a oração pelos mortos desde o século II, época em que era habitual visitar os túmulos dos mártires. No século V, a Igreja reservava um dia anual para orar pelos mortos que já haviam sido esquecidos.
Dia de Finados: como a pandemia abalou o processo de luto; VEJA
Dia dos Mortos (de 31 de outubro a 2 de novembro)
Já o Dia dos Mortos é um feriado mexicano em que as famílias recebem de volta as almas de seus entes queridos que já partiram. O período é celebrado de forma mais festiva do que o Dia de Finados.
Segundo a crença, os portões do céu são abertos à meia-noite do dia 31 de outubro e os espíritos das crianças podem se reunir com suas famílias por 24 horas. O mesmo acontece para os espíritos dos adultos, mas no dia 2 de novembro.
Para o reencontro, as famílias montam um altar, seja em casa ou no local do funeral, contendo imagens, incensos, velas, caveiras de açúcar e celebram com comidas, bebidas e muita música. O filme da Pixar “Viva, a Vida é uma Festa” é um retrato das festividades desse período.
Diferença entre Dia dos Mortos e Halloween
Além da duração, a principal diferença entre as festividades é que o Halloween é de origem europeia, dos festivais pagãos dos celtas e é celebrado principalmente nos Estados Unidos. Já o Dia dos Mortos mistura elementos indígenas e católicos, latinos.
Catrina: Símbolo da festa que celebra a morte no México; CONHEÇA
Dia dos Mortos, Dia de Finados e Halloween: semelhanças
Apesar de diferentes, todas as datas acontecem em momentos semelhantes no calendário e derivam das tradições de outono que os povos antigos possuíam. As celebrações realizadas no período simbolizavam a renovação e o ressurgimento da natureza e da vida.
Aterrorizantes como o Halloween, alegres como o Dia dos Mortos ou melancólicas como o Dia de Finados, o tema principal das datas (a morte) ensina aceitar o ciclo contínuo entre vida e o fim dela.