James Parkinson: a história do médico que descobriu doença há mais de 200 anos

Médico e paleontólogo revolucionou a medicina ao descrever os sintomas da "Doença de Parkinson"; saiba mais sobre a história de James Parkinson

06:30 | Out. 29, 2024

Por: Mariana Fernandes
Conheça a história do médico James Parkinson, que estudou a doença que leva seu nome (foto: Domínio público/reprodução/London Remembers)

James Parkinson foi um médico e paleontólogo britânico nascido em 11 de abril de 1755, em Londres. Vindo de uma família de classe média alta, Parkinson trabalhou como clínico geral e fez importantes descobertas para a medicina.

James foi o primeiro a identificar a apendicite - inflamação da pequena bolsa tubular que fica na extremidade do intestino grosso - como fatal, caso não fosse tratada rapidamente.

Também foi o responsável por descrever pela primeira vez, em 1817, os sintomas da “doença de Parkinson”, nomeada em sua homenagem.

James Parkinson descreveu a doença em um artigo de 1817

No artigo “Um ensaio sobre a paralisia agitante”, James apresentava os sintomas da doença e acreditava que os tremores dos pacientes eram causados por lesões na medula espinhal.

A doença de Parkinson foi definida pelo médico como um “movimento involuntário trêmulo, com força muscular diminuída, em partes não ativas, mesmo quando suportadas; com uma propensão de curvatura do tronco para frente e aceleração do ritmo da caminhada: com sentidos e intelecto permanecendo ilesos”.

Nos séculos seguintes, o conhecimento sobre a enfermidade avançou. Hoje, sabe-se que é uma doença neurodegenerativa, cujo quadro está ligado à morte de células do cérebro responsáveis pela produção de dopamina, um neurotransmissor que controla nossos movimentos.

Foi batizada de “doença de Parkinson” em 1875 pelo médico neurologista Jean Martin Charcot. James faleceu em 21 de dezembro de 1824 também em Londres.

LEIA MAIS | Parkinson: videogames melhoram memória e atenção em pacientes

James Parkinson também atuou como paleontólogo

A profissão de paleontólogo foi menos explorada por James Parkinson. Durante sua trajetória, ele fundou Sociedade de Geologia de Londres e publicou Organic Remains of a Former World (Restos orgânicos de um mundo antigo, em português), um tratado sobre paleontologia.

Quando é o dia mundial da Doença de Parkinson?

O dia mundial da Doença de Parkinson é lembrado no dia 11 de abril, em homenagem ao nascimento de James Parkinson. Nesta data, mais de 80 países se mobilizam para conscientizar sobre a condição e quebrar o estigma em torno da doença.

A campanha também visa liderar o apelo para financiar avanços médicos que possam curar a doença.

'Os dias de Sofia': novo documentário do OP+ conta história de designer com Parkinson

O designer Bruno Sofia sentiu os primeiros sintomas ainda durante a faculdade e recebeu o diagnóstico da Doença de Parkinson antes dos 30 anos. Novo documentário do O POVO+ acompanha a rotina de Bruno e sua família no convívio com a doença.

A produção estreia no dia 4 de novembro e estará disponível a todos os assinantes do OP+. Confira o trailer de "Os Dias de Sofia":

https://mais.opovo.com.br/webdocs/os-dias-de-sofia/2024/11/03/os-dias-de-sofia.html