De 'maior rapadura' até 'maior calcinha': veja recordes inusitados

O Rank Brasil celebra recordes nacionais, destacando feitos curiosos e culturais, como a maior rapadura e a maior quadrilha junina do país; confira

20:03 | Out. 29, 2024

Por: Caynã Marques
Maior Rapadura do Brasil (foto: Divulgação / Rank Brasil)

O Rank Brasil, o livro dos recordes brasileiros, é uma instituição que define diferentes tipos de recordes nacionais. Há mais de 20 anos, eles estudam e publicam diversas vertentes de recordes. O Ceará esteve presente em algumas categorias.

Brasileiro visita todos os países do mundo em tempo recorde, gasta R$ 750 mil e entra para o Guinness Book; CONFIRA

A instituição atua de forma completamente privada, sem vínculos com o principal livro de recordes do mundo, o Guinness Book. Dentre as homologações disponíveis em seu site, estão recordes culinários, corporais e feitos curiosos.

Em resumo, o Rank Brasil é uma instituição que valoriza tanto as culturas locais, reconhecendo alimentos de grande escala que, em tese, mostram-nos ao mundo, como também conta a história de grandes brasileiros por meio de seus recordes.

Rank Brasil: confira recordes inusitados

Doce de leite, queijo minas, queimadinha e pão de queijo

Para começar, o evento em si não recebeu nenhum recorde exclusivo, mas, dentro dele, foram registrados quatro feitos que entram para a história do Rank Brasil. Na festa do queijo e do doce de leite, que acontece em Ipanema (MG), em 2024, houve quatro recordes.

O primeiro foi o de "Maior Doce de Leite do Brasil", conquistado por meio da colaboração entre a fábrica Nhá Nair e a Prefeitura de Ipanema, com incríveis 1.210 quilos. Outro foi o de "Maior Queijo Minas Padrão", que pesou 2.870 quilogramas, sendo produzido pelo Laticínio Dois Irmãos.

Vaca leiteira bate recorde de produção em evento de agropecuária; ENTENDA

As conquistas que encerraram foram "A Maior Queimadinha do Brasil", com 1.550 litros, e "Maior Pão de Queijo", com 4,03 quilos. Ao final, após a comprovação do Rank Brasil, os alimentos foram distribuídos aos visitantes que estavam no local.

Maior Quadrilha Junina

Campina Grande, na Paraíba, é certamente um dos locais onde os festejos de São João são cada vez mais fortes em sua cultura. No recorde de "Maior Quadrilha Junina", não poderia ser em outro lugar; o feito tem sido renovado anualmente desde 2013.

Em 2024, o recorde foi mais uma vez renovado, com a participação de 1.280 casais. Em 2013, a primeira vez que o recorde foi emplacado contou com 628 casais.

Maior Rapadura

Mais um recorde nordestino, desta vez a "Maior Rapadura" do Brasil, com 13.160 kg, foi feita em Santa Cruz da Baixa Verde, no sertão pernambucano.

O impressionante recorde foi alcançado em um período surpreendentemente curto de apenas 12 dias, graças ao trabalho do produtor rural Valdemir Adriano.

As medidas imponentes da rapadura são as seguintes:

  • Peso: 13.160 kg
  • Comprimento: 3,05 metros
  • Largura: 2,19 metros
  • Altura: 1,46 metros

Assim como o recorde da quadrilha, a primeira vez que uma rapadura foi catalogada pelo Rank Brasil foi em 2013, e, por três vezes, a conquista foi cearense, com duas rapaduras de Pindoretama e uma de Cascavel; esta última foi superada pelo recorde de Santa Cruz da Baixa Verde.

Maior Calcinha Fio Dental do Brasil

O feito foi conquistado pela "capital da lingerie", localizada em Juruaia, Minas Gerais. A peça mede 5,88 metros de largura por 5,12 metros de altura.

A grandiosa calcinha exigiu mais de 50 kg de tecido de alta qualidade e quase 1.800 metros de linha para sua confecção. "Ela possui forro de malha, detalhes em renda e um delicado lacinho, todas as características de uma calcinha normal, só que em uma escala muito maior", acrescentou a presidente da associação que produziu a enorme calcinha, Tânia Mara.