Três pênis: após morte, médicos descobrem que homem tinha condição rara

Um homem de 78 anos foi diagnosticado com trifalia após sua morte, tendo três pênis descobertos durante a dissecação feita por pesquisadores

23:15 | Out. 16, 2024

Por: Caynã Marques
Médicos no Reino Unido descobriram que o homem tinha três pênis — uma condição incrivelmente rara - após sua morte (foto: Reprodução/ Freepik)

Uma condição extremamente rara foi diagnosticada no corpo de um homem após sua morte. De acordo com o relatório, o homem media 1,80 m de altura e tinha 78 anos na época de seu falecimento, quando foi detectado que ele possuía três pênis.

Conhecida como trifalia, a condição foi descoberta por estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, durante a dissecação do corpo do idoso. Até então, apenas um único caso havia sido catalogado, e este foi o primeiro em um indivíduo adulto.

Homem fratura pênis enquanto dormia; ENTENDA caso raro

À primeira vista, o corpo do homem parecia completamente comum. No entanto, após a dissecação, os pesquisadores descobriram que ele possuía dois outros pênis distintos internamente. Uma análise mais aprofundada revelou que sua uretra passava tanto pelo pênis primário quanto pelo secundário.

Seu segundo pênis, embora menor que o primeiro, também continha os três principais tecidos de um pênis: o corpo cavernoso, o corpo esponjoso e a glande. O terceiro pênis do homem, localizado logo atrás do segundo, não tinha conexão com a uretra, nem possuía corpo esponjoso.

CLIQUE AQUI para seguir o novo canal com as últimas Notícias do O POVO no WhatsApp

Três pênis: condição não afeta a vida pessoal

Sobreviver com órgãos extras não é algo inédito, embora a maioria dos casos envolva apenas uma duplicação de órgãos. Acredita-se que múltiplos pênis sejam causados por mutações genéticas.

Mulher de 75 anos não sente medo, dor e ansiedade devido a mutação genética; ENTENDA

Como o pênis se desenvolve a partir de um tecido conhecido como tubérculo genital, os pesquisadores sugerem que as mutações do homem podem ter causado uma triplicação desse tecido.

Com base em suas análises, a uretra inicialmente se desenvolveu no pênis secundário, mas, por não ter se formado completamente, alterou seu curso e se desenvolveu através do pênis primário.

Devido às leis locais sobre doação de corpos, os pesquisadores não tiveram acesso à identidade do homem ou ao seu histórico médico. Portanto, há poucas informações sobre como a condição pode ter afetado sua vida.

Por causa da ausência de sinais externos visíveis, é possível que o homem e suas parceiras românticas jamais tenham suspeitado de algo incomum.

Três pênis: bebê foi o primeiro diagnosticado

Um menino nascido com três pênis foi o primeiro caso registrado de trifalia humana. A criança, vista pela primeira vez por médicos aos três meses de idade, era de Duhok, no Iraque.

Ele passou por uma cirurgia para remover dois dos falos, que eram pequenas projeções na base do pênis e do saco escrotal. O terceiro falo estava no local habitual.

De acordo com um estudo de caso publicado no International Journal of Surgery Case Reports em novembro de 2021, o menino estava bem em uma visita de acompanhamento um ano após a cirurgia.