Cosme e Damião e orixás Ibejis: conheça a história de 26 de setembro

Celebrados em 26 ou 27 de setembro no catolicismo, São Cosme e Damião são os orixás Ibejis para as religiões afro-brasileiras. Conheça a cultura envolvendo a data

Celebrados em setembro no Brasil, Cosme e Damião são considerados os padroeiros dos médicos e farmacêuticos pelos cristãos, além de protetores das crianças. No Brasil, é comum que na data as crianças saiam pelas ruas para receber doces, em homenagem aos gêmeos.

Conheça a história de São Cosme e Damião e entenda a sua associação com os orixás Ibejis da umbanda e do candomblé.

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Cosme e Damião: quem foram os santos?

Irmãos gêmeos e médicos, Cosme e Damião viveram na Ásia Menor entre os séculos III e IV. Eram reconhecidos pela sua habilidade em Medicina e por cuidarem das pessoas sem cobrar.

Através de seu trabalho, compartilhavam o evangelho até serem presos pela guarda do imperador Diocleciano na perseguição aos cristãos no ano 300 d.C.

Considerados inimigos dos deuses, Cosme e Damião foram acusados de usar feitiços em suas curas e de propagar uma crença proibida pelo imperador.

A resposta dos irmãos às acusações era sempre: “Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo Seu poder”. Por se recusarem a renunciar à fé em Cristo, os irmãos foram torturados e condenados à morte.

Qual o martírio de São Cosme e Damião?

Segundo a Legenda Áurea, Cosme e Damião foram primeiro lançados ao fogo, do qual saíram ilesos. O imperador, então, ordenou que os apedrejassem e lançassem flechas; no entanto, nada os atingia. Por fim, os dois morreram ao serem decapitados.

Outras histórias incluem o afogamento como uma das tentativas de execução dos irmãos, que, como as demais, não teve sucesso.

Dia de São Cosme e Damião: 26 ou 27 de setembro?

Existem dois dias envolvendo os santos gêmeos: 26 e 27 de setembro.

Em 1969, a Igreja Católica realizou uma reforma em seu calendário e para evitar um choque de datas com São Vicente de Paulo, comemorado em 27 de setembro. Assim, decidiu-se que Cosme e Damião seriam celebrados um dia antes, em 26 de setembro.

A decisão foi tomada com base na data de morte dos santos. No caso dos irmãos, o dia da morte não tem confirmação, enquanto São Vicente de Paulo morreu, comprovadamente, no dia 27.

Embora seja oficialmente celebrada pela Igreja Católica em 26 de setembro, no Brasil a data é popularmente comemorada no dia 27, devido a sua relação histórica e cultural com os orixás Ibejis.

Cosme e Damião: quem são os Ibejis?

Sob a nomenclatura dos orixás Ibejis, Cosme e Damião também são reverenciados nas religiões afro-brasileiras e são celebrados em 27 de setembro.

Formado por duas entidades, os Ibejis representam os opostos que se completam e são associados aos gêmeos Taiwo e Kainde, filhos de Xangô e Oxum.

Considerados como as crianças da umbanda, os Ibejis recebem doces na celebração em sua homenagem. A partir daí, surge a relação entre Cosme e Damião e os doces.

Essa associação entre os Ibejis e São Cosme e Damião data do período Colonial e decorre de um sincretismo religioso presente desde a chegada dos negros no Brasil.

São Cosme e Damião e Ibejis: o que é sincretismo religioso?

Com origem no termo grego “synkretismós”, sincretismo significa união, combinação ou mistura e representa a fusão de elementos de diferentes culturas em uma só. O sincretismo religioso, é, portanto, um fenômeno onde diferentes tradições religiosas são combinadas em uma única crença.

Pai Rodrigo Queiroz, sacerdote de umbanda e diretor da Umbanda EAD, descreve o sincretismo religioso como uma estratégia dos negros e indígenas para “fugir da perseguição às suas crenças” diante de um contexto de demonização de suas práticas religiosas enfrentado desde o período colonial.

A correlação entre os santos católicos e as entidades das religiões de matriz africana foi criada como uma forma de “manter viva a cultura ancestral”. “Estrategicamente, faziam um altar tipicamente católico dentro dos terreiros, enquanto escondiam os assentamentos aos orixás embaixo da mesa.” conta.

São Cosme e Damião e Ibejis: disputa de narrativas

Existe ainda um contexto de preconceitos e de disputa de narrativas envolvendo o 26 de setembro e outras datas relacionadas ao sincretismo religioso.

“A gente chega nesse período, por exemplo, e vão ter grupos de uma extremidade dentro desse corpo religioso que vão tentar criar uma combatividade”, diz Rodrigo Queiroz.

Essa disputa tem origem no preconceito étnico-religioso, que demoniza e condena religiões de matriz africana, afirma o umbandista. Apesar de existir hoje uma tentativa de separar as crenças por meio dessa disputa de narrativas, o fato de estarem já estabelecidas no senso comum, dificulta a tarefa.

Para Queiroz, uma separação completa entre as crenças é improvável e se faz importante usar “todos os recursos à mão para trazer esclarecimento e conhecimento sobre o processo histórico e cultural”, visando tornar essa dinâmica mais nítida.

“Isso é cultural. São narrativas que foram se construindo e caindo no gosto. Se a gente tiver nitidez de que é cada coisa no seu devido espaço e que o Brasil é esse caldeirão cultural de encontros de culturas, se tratando do campo da fé e da ética a preservar, tudo é legítimo e tudo é bem-vindo”, completa.

Oração para Cosme e Damião

“São Cosme e Damião que, por amor a Deus e ao próximo, vos dedicastes à cura do corpo e da alma de vossos semelhantes

Abençoai os médicos e farmacêuticos,

medicai o meu corpo na doença e

fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal.

Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças.

Que a alegria da consciência tranquila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração.

Que vossa proteção, São Cosme e Damião, conserve meu coração simples e sincero.

Senhor nosso Deus, que dissipais as trevas da ignorância com a luz de Cristo, vossa Palavra,

fortalecei a fé em nossos corações, para que nenhuma tentação apague a chama acesa por vossa graça.

Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

São Cosme e São Damião, rogai por nós!”

Fonte: Canção Nova

Prece aos Ibejis

“Minhas crianças, meus erês, Ibejis, ê vunji mana mê!

Senhores do cosmos que me dão a mão, Cosme e Damião e senhores do chão.

Senhores do riso e da alegria,

Da fartura, da água, dos potes,

Dos vasos repletos de bênçãos,

Eu lhes agradeço por minha estrada,

Por minha vida e oportunidades.

A certeza da continuidade e da prosperidade.

A infância cheia de vida, pureza e alegria. 

Meus erês e ibejis,

Eu lhes saúdo e lhes agradeço,

pois toda a minha alegria nasce de tuas bênçãos!

Rô Rô Ibejimi!”

Fonte: Portal Márcia Fernandes

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