Mozart ‘lança’ composição inédita em ópera da Alemanha; escute

O manuscrito é atribuído à adolescência do artista e foi encontrado no acervo de biblioteca alemã de Leipzig; confira a reprodução de Mozart a seguir

Uma composição de 12 minutos atribuída a Wolfgang Amadeus Mozart foi encontrada no acervo das Bibliotecas Municipais de Leipzig, na Alemanha. Acredita-se que o manuscrito tenha sido criado em meados de 1760, durante a adolescência do artista.

A descoberta do documento aconteceu durante pesquisas para a nova edição do Catálogo Köchel, elaborado pela Fundação Internacional Mozarteum de Salzburgo. A obra, um inventário da produção de Mozart, é considerada uma referência.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

De acordo com declaração das Bibliotecas de Leipzig, onde a composição foi encontrada, o manuscrito é na verdade uma cópia do original, reproduzida por volta de 1780, possivelmente feita pela irmã do próprio compositor. A peça consiste em sete movimentos em miniatura para trio de cordas.

No Köchel, a produção recebeu o nome de “Ganz kleine Nachtmusik” (Pequena Música Noturna, em tradução livre) e foi interpretada pela primeira vez em séculos durante a Ópera de Leipzig.

Instituto oferece 150 vagas para aulas gratuitas de música em Fortaleza | VEJA como se inscrever

Mozart ‘lança’ composição inédita: entenda fase do manuscrito

Para Ulrich Leisinger, chefe de pesquisa na Fundação Internacional Mozarteum e editor da última iteração do Catálogo Köchel, a descoberta propõe “uma peça significativa no mosaico da música de Mozart”.

“Parece que – graças a uma série de circunstâncias favoráveis – um trio de cordas completo sobreviveu em Leipzig. A fonte era evidentemente a irmã de Mozart, e por isso é tentador pensar que ela preservou a obra como lembrança de seu irmão”, indicou Leisinger em nota à imprensa.

“Talvez ele tenha escrito o Trio especialmente para ela e para o seu aniversário”, considera.

A única fonte do manuscrito o apresenta como um trabalho de “Wo[l]fgang Mozart”, o que pode indicar uma produção inicial da juventude. A afirmação considera que, durante a sua primeira visita a Itália, em 1769, Mozart regularmente adicionava “Amadeo” ao seu nome.

A partir de 1777, o compositor austriático adaptou para “Amadé”. Logo, estilisticamente, o trabalho parece ser datado de 1760.

Now And Then: Beatles lançam música inédita 53 anos após fim da banda; CONFIRA

Mozart ‘lança’ composição inédita: escute reprodução

A estreia da composição pela Ópera de Leipzig, cidade responsável pela descoberta do manuscrito, aconteceu no final de semana, 21 de setembro, e foi compartilhada no YouTube.

Confira a seguir o “lançamento” de Mozart.


Veja direto no YouTube

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar